Portugal entre os países que pedem tratado global para combater pandemia
Os líderes de mais de 20 países espalhados por três continentes - Europa, Ásia e África - assinaram uma carta na qual apelam à criação de um tratado global para combater a pandemia em conjunto, classificando-a como "o maior desafio para a comunidade global desde os anos 40".
A carta contou com a assinatura do primeiro-ministro português, António Costa, que se juntou a líderes como o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson e a chanceler alemã, Angela Merkel.
PUB
A presidente da Comissão Europeia, que foi inclusivamente das primeiras a apelar a um acordo internacional, também subscreve a missiva, à semelhança do diretor geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom.
"Hoje, que estamos juntos na luta contra a pandemia de covid-19, estamos igualmente unidos na esperança de que possamos construir uma arquitetura de saúde internacional que conceda maior proteção a futuras gerações", lê-se na carta. "Vão existir pandemias e outras crises de saúde severas no futuro. Nenhum governo nacional ou organização multilateral pode enfrentar tal ameaça sozinho. É uma questão de tempo".
Espera-se que sejam feitos mais comentários sobre o assunto numa conferência de imprensa da OMS, que terá lugar ainda esta terça-feira. Nesta conferência também deverá ser abordada a origem da covid-19, que continua sob investigação, embora não sejam esperadas revelações.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais África Portugal Europa Ásia política questões sociais governo (sistema) saúde diplomacia organizações internacionais executivo (governo) relações internacionaisMais lidas
O Negócios recomenda