PSP vai controlar quem viaja de comboio, autocarro e avião na região de Lisboa
"Vamos direcionar ações para as pessoas que se pretendem movimentar para fora da AML, tanto em transporte individual, como transporte coletivo de passageiros, seja aeronáutico, ferroviário e rodoviário", disse à agência Lusa o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, comissário Artur Serafim.
PUB
Na quinta-feira, o Conselho de Ministros anunciou que a proibição de circulação para dentro ou para fora da Área Metropolitana de Lisboa vai manter-se este fim de semana, entre as 15:00 de hoje e as 06:00 de segunda-feira, salvo as exceções previstas na lei, devido ao aumento de casos de covid-19 nesta zona.
Segundo o Governo, podem entrar e sair da Área Metropolitana as pessoas que tenham um certificado digital ou teste negativo à covid-19.
O porta-voz do Cometlis precisou que o controlo policial vai incidir essencialmente junto das pessoas que pretendam entrar ou sair da AML de comboio, autocarro e também através do aeroporto, ressalvando que não estão abrangidos nesta fiscalização os turistas.
PUB
Artur Serafim afirmou que a PSP vai controlar a documentação que ateste que a pessoa pode deslocar-se, nomeadamente verificar se tem o certificado digital ou o comprovativo do teste de diagnóstico à covid-19 negativo.
O comissário esclareceu que o teste pode ser de laboratório, feito 72 horas antes da deslocação, ou rápido, realizado 48 horas, e que o certificado pode ser apresentado em formato físico ou digital.
O porta-voz do Cometlis disse ainda que, na semana passada, a PSP direcionou as ações para a sensibilização, mas esta semana estará "mais numa atitude de fiscalização e de controlo".
PUB
Esta operação da Polícia de Segurança Pública de controlo à circulação na AML vai incidir nos distritos de Lisboa e de Setúbal.
Também a GNR já anunciou que vai voltar a realizar a partir de hoje uma operação para fiscalizar e controlar a circulação de e para AML, estando "particularmente atenta" aos movimentes nos principais eixos rodoviários e ferroviários.
Em Portugal, morreram 17.081 pessoas e foram confirmados 871.483 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais PSP Comando Metropolitano de Lisboa Artur Serafim Área Metropolitana de Lisboa comboio autocarro aviãoMais lidas
O Negócios recomenda