Vacinados podem deixar de usar máscaras nos EUA

O Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças dos EUA vai, ainda assim, manter algumas imposições de uso de máscara nos transportes públicos e hubs. A medida deve levar mais norte-americanos a vacinarem-se.
Norma Mortenson / Pexels
João Ruas Marques 13 de Maio de 2021 às 20:30

O Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) dos EUA divulgou esta quinta-feira diretivas que isenta da utilização de máscara e  de distanciamento social, na maioria dos espaços, as pessoas totalmente vacinadas nos Estados Unidos.

O organismo espera que a medida leve mais norte-americanos aos postos de vacinação.

PUB

Há, contudo, restrições que o CDC considera que deverão manter-se em vigor. É o caso da utilização de máscaras em comboios e aviões, hubs de transportes ou zonas de circulação em locais como hospitais ou centros de saúde e consultórios. 

Mantém-se, ainda assim, a ressalva de que as pessoas possam ser obrigadas a utilizar máscara sempre que requerido por leis ou regulamentos em vigor, onde se incluem diretivas próprias de cada local de trabalho. 

Em abril, o CDC tinha já decretado que as pessoas totalmente inoculadas poderiam desfrutar de certas atividades ao ar livre, ainda que mantivesse as recomendações para que se utilizasse máscara em espaços públicos.

PUB

Este é um passo em frente no retorno ao normal e aos dias pré-pandemia para um país que registou o seu pico de novos casos de covid-19 a 2 de janeiro deste ano, com mais de 300 mil notificações. Desde então, o número de novos infetados tinha vindo a estabilizar até meados de abril, quando começou a cair a bom ritmo. Atualmente, a média de casos a sete dias por 100 mil habitantes dos Estados Unidos é de 1.109 casos, segundo o site Our World in Data.

Saber mais sobre...
Saber mais máscaras Estados Unidos CDC vacina covid-19
Pub
Pub
Pub