Consultas programadas serão retomadas em alguns hospitais a 4 de maio
A ministra da saúde anunciou que alguns hospitais irão retomar as consultas na semana que começa a 4 de maio, sendo que os calendários de cada unidade de saúde dependem da "pressão que cada instituição sente na sua envolvente".
Alguns hospitais vão retomar as consultas programadas já na semana que se inicia a 4 de maio, anunciou este sábado a ministra da Saúde, Marta Temido, que salientou ser "impossível" sair da situação de pandemia da covid-19 "sem cicatrizes".
Na sexta-feira, o Ministério da Saúde contactou com a maioria dos hospitais que pertencem ao Serviço Nacional de Saúde, sendo que "há hospitais em que o início da retoma [das consultas programadas] começa já na semana de 4 de maio", afirmou Marta Temido, na conferência de imprensa diária de atualização de informação sobre a pandemia.
Outros hospitais irão retomar as consultas "mais para adiante", havendo instituições nas quais "já se iniciou uma remarcação da atividade que há umas semanas estava suspensa", acrescentou a ministra.
Questionada pela agência Lusa, a ministra da Saúde salientou que os calendários de retoma de cada hospital e centro de saúde estão dependentes da "pressão que cada instituição sente na sua envolvente".
"Algumas entidades e instituições do interior do país, na Beira Baixa, e algumas instituições do Norte Alentejano, terão maior facilidade, se o panorama se mantiver, numa retoma precoce da atividade", notou, frisando que este será um processo "gradual, faseado e acompanhado", sendo que a mesma lógica é aplicada aos centros de saúde, onde se tem apostado na grande utilização da telemedicina.
Mais lidas