Covid-19: Santuário de Fátima limitado a seis mil peregrinos no 13 de Outubro
Serão feitas marcações no chão, formando espaços circulares onde poderão permanecer um número limitado de pessoas coabitantes.

O Santuário de Fátima teve autorização da Direção-geral da Saúde (DGS) para realizar a peregrinação de 13 de outubro com cerca de seis mil fiéis no recinto, muito aquém das centenas de milhares que é a sua capacidade total.
O 13 de Outubro costuma de ser o dia com a maior enchente do Santuário, ficando atrás do 13 de Maio que este ano, devido à pandemia de Covid-19, foi celebrado à porta fechada.
Em comunicado informa-se que serão feitas marcações no chão, formando espaços circulares onde poderão permanecer um número limitado de pessoas coabitantes. " De acordo com os planos efetuados, estimamos uma presença de cerca de 6.000 pessoas no recinto, numa área útil de 48 000m2, o que equivale a uma média de 8m2 por pessoa", explica o Santuário nesse mesmo comunicado.
Apesar de se realizar num espaço aberto, os peregrinos serão obrigados a utilizar máscara durante as celebrações, à semelhança do que aconteceu com a Festa do Avante ou a Feira do Livro.
A peregrinação de outubro será presidida pelo bispo de Setúbal e atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas.
Em setembro, milhares de pessoas estiveram no Santuário em simultâneo, obrigando o mesmo a fechar as portas a novas entradas.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.971 pessoas dos 75.542 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.
Mais lidas