Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Indústria europeia recupera em maio

Embora a tendência ainda seja de quebra, os dados apontam melhorias relativamente ao mês de abril.

Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 01 de Junho de 2020 às 10:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A produção industrial na zona euro recuperou no mês de maio, apontam os dados que servem de termómetro a esta atividade, o índice de produção industrial (PMI, na sigla em inglês), revelado pelo IHS Markit.

O PMI subiu para a marca dos 39,4, depois dos 33,4 de abril, apesar de se manter uma lógica de contração na produção e nas encomendas. Uma leitura abaixo de 50 indica quebra na atividade do setor.

"Ao mesmo tempo que nos preparamos para enfrentar quebras sem precedentes na produção industrial e no produto interno bruto do segundo trimestre, os dados trazem esperança que o setor de produção de bens poderá pelo menos ver uma estabilização – e até potencialmente retornar a uma trajetória de crescimento – no terceiro trimestre", comenta um dos economistas do IHS Markit.

Em maio, a indústria continuou a reduzir o número de colaboradores e os preços baixaram, pressionados pela quebra da procura. Contudo, o setor está menos pessimista quanto ao futuro.

Itália está em destaque este mês. Depois de a produção ter contraído 5,3% no primeiro trimestre, significativamente mais do que era esperado, mais de um terço das empresas que foram inquiridas pela IHS Markit reportaram um aumento da produção no último mês.

Ver comentários
Saber mais IHS Markit PMI economia negócios e finanças economia (geral)
Outras Notícias