Mais 3 mortes e 646 casos por covid-19 registados em Portugal. Recorde de infeções desde abril
O número de novos casos de infeção pelo coronavírus em Portugal cifrou-se em 646 nas últimas 24 horas, o número mais elevado desde 20 de abril. Há ainda mais três vítimas mortais a lamentar.
O número de vítimas mortais em Portugal devido ao novo coronavírus aumentou para 1.849, mais três óbitos face a ontem, quando estavam contabilizados 1.846, anunciou a Direção Geral de Saúde (DGS) esta quarta-feira, 9 de setembro. Os casos ativos subiram pelo 26.º dia e encontram-se ao nível mais elevado desde 23 de maio, superando os 16 mil infetados.
O número de infetados (casos confirmados) aumentou para 61.541, o que representa 646 novos casos em 24 horas, a maior subida desde 20 de abril. Ontem tinham sido reportados 388 novos casos, para um total acumulado de 60.895 desde o início da pandemia.
A média diária dos últimos sete dias em termos de novos casos é de 415,4 uma subida face aos 378,9 da véspera e o valor mais elevado desde 27 de abril. Nos últimos 14 dias Portugal acumulou 51,16 novos casos por 100 mil habitantes. Este indicador, muito utilizado internacionalmente para medir a propagação do vírus, agravou-se pelo 17.º dia.
Norte com maior número de casos desde 24 de abril
Na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registaram-se 290 novos casos, o valor mais alto desde 10 de julho (225 ontem), o que representa 45% do total de novos casos no país. Já no Norte o número de novos casos ascendeu a 276, máximo desde 24 de abril (119 na véspera).
Tendo em conta o número de infetados e de vítimas mortais, a taxa de letalidade baixou para 3,00%, o que corresponde ao valor mais baixo desde 11 de abril e compara com o pico de 4,37% registado no início de junho.
No que diz respeito aos doentes recuperados, existem agora 43.284 casos, mais 138 do que o reportado ontem (43.146).
O número de casos ativos aumentou pelo 26.º dia, para 16.408, uma subida de 505, o que representa 26,66% do total de casos confirmados e é o número mais alto desde 23 de maio. O aumento nos casos ativos é o maior desde 25 de abril.
Doentes graves em máximos desde 24 de julho
Os dados da Direção-Geral de Saúde (DGS) indicam que dos mais de 61 mil casos confirmados, 391 estão internados em hospitais, menos 3 do que na véspera (394).
No que diz respeito aos doentes internados nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), registam-se 52 pacientes, mais dois do que na véspera, e máximo desde 24 de julho.
Das três vítimas mortais duas foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo e uma no Norte.
Segundo o boletim diário da DGS, há 852 mortos no Norte, 689 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 254 no Centro e 22 no Alentejo. O Algarve tem 17 falecidos, os Açores registam 15 óbitos e a Madeira continua sem vítimas mortais a lamentar.
Mais lidas