Festivaleiros vão em média a 2,7 festas de música
O poder de compra dos portugueses que frequentaram festivais de música aumentou em 2016 e isso reflectiu-se no consumo nesses eventos, segundo um estudo da Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest) divulgado esta quinta-feira, 9 de Março.
PUB
Na apresentação do "perfil do festivaleiro 2016", em Lisboa, no fórum Talkfest, o presidente da Aporfest, Ricardo Bramão, revelou que os inquiridos neste estudo têm um rendimento mensal entre 500 e 1.000 euros. Em 2015, o rendimento médio era até 500 euros.
PUB
Segundo o responsável, em 2016 houve mais espectadores a gastar diariamente entre 10 e 20 euros nos festivais de música.
PUB
"Os festivais colocam mais conteúdos para que os festivaleiros fiquem mais tempo no recinto e melhoraram várias áreas, como a restauração", disse Ricardo Bramão.
PUB
No total, em 2016 foram contabilizadas 2,1 milhões de entradas em 249 festivais de música, dos quais 64 aconteceram pela primeira vez. Em 2015 eram 210 festivais e 1,8 milhões de entradas.
"Notamos que há um conjunto de festivais intermédios, como o Med Loulé, o Sol da Caparica ou o Bons Sons, que está a crescer, mas a diferença acentua-se" em relação a festivais de dimensão maior, disse Ricardo Bramão.
PUB
Olhando para o panorama dos festivais de música, a Aporfest refere que "há muitos festivais de pequena dimensão e pode haver uma certa canibalização entre eles".
PUB
Traçando o perfil, o estudo mostra que o espectador dos festivais é maioritariamente feminino (69%), tem entre 21 e 24 anos, é solteiro e licenciado.
Em média, esteve em 2,7 festivais de música em 2016, a maioria de rock, música alternativa e independente.
PUB
Sessenta por cento dos espectadores inquiridos diz que aproveita a ida a um festival para outras actividades culturais e turísticas.
PUB
Em 2016, os participantes preferiam os festivais de música Nos Alive, Super Bock Super Rock e Vodafone Paredes de Coura.
Este ano, 85% gostaria de ir a festivais no estrangeiro.
PUB
As marcas mais recordadas pelos espectadores em 2016 - associadas a festivais de música - foram as empresas Vodafone, Nos, Super Bock e EDP.
PUB
O estudo foi feito no final de 2016 pela internet, tendo sido validadas 1.217 respostas.
Esta é a quarta edição do "perfil do festivaleiro", publicado pela Aporfest.
PUB
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda