Netflix, Hollywood não se vai render assim tão facilmente

A previsão é da Wired, que escreve esta segunda-feira que Hollywood se prepara para dar luta à Netflix em 2016. Enquanto a Netflix aposta em conteúdos originais, os estúdios investem em novas plataformas de distribuição.
Netflix, Hollywood não se vai render assim tão facilmente
Inês F. Alves 04 de Janeiro de 2016 às 18:38

A Netflix já está a sentir a pressão dos estúdios, das cadeias de televisão e outras empresas tecnológicas à medida que compete para comprar os melhores programas, filmes e documentários, mas 2016 marca o ano em que a empresa começará a sentir uma pressão ainda maior de Hollywood, escreve a Wired.

PUB

A Netflix precisa de conteúdos (filmes, séries e programas) para alimentar a sua plataforma de distribuição. Ao mesmo tempo, os estúdios viram na plataforma da Netflix uma oportunidade de colocar os seus conteúdos à disposição dos clientes, que gravitam cada vez mais para formatos on-demmand, isto é, para plataformas que lhes permitem o que querem, quando o querem fazer e em diferentes plataformas.

Mas o quadro de forças tem vindo a alterar-se à medida que a Netflix investe cada vez mais na produção própria.

PUB

Apesar de reconhecer que a parceria com a Disney  (que remonta a 2012) é uma mais-valia, Ted Sarandos, director de conteúdos da Netflix, disse que a empresa prefere gastar mil milhões a produzir os seus filmes do que a comprar filmes que já passaram nos cinemas, escreve a Wired. Por exemplo, a empresa decidiu deixar expirar o acordo com a Epix este ano, o que significa perder filmes como "Hunger Games" ou "World War Z".

Por outro lado, prepara-se para lançar filmes como "War Machine", de Brad Pitt, e produzir as sequelas de "Crouching Tiger" e "Hidden Dragon", assim como a segunda temporada da série "Narcos".

PUB

Mas os dados ainda rolam, e Hollywood já percebeu a estratégia do Netflix e pretende invertê-la. "Se o Netflix pode fazer os seus próprios filmes e séries, as empresas de entretenimento podem criar as suas próprias plataformas", resume a publicação especializada em tecnologia, Wired.

A CBS já lançou a sua aplicação para oferecer os seus conteúdos on-demmand. A Hulu, detida pela ABC, Fox e NBC, tem comprado os direitos dos conteúdos que a Netflix tem falhado. A própria Disney lançou serviços de streaming online com subscrição mensal na China e no Reino Unido.

PUB

Este panorama deverá aumentar a competição não só por audiência como por boas histórias e por talento para as produzir.

"O Netflix pode estar a ganhar a Hollywood no seu jogo actual, mas, para os estúdios, os riscos são muito altos para se conformarem e não darem luta", conclui a Wired nas suas perspectivas para 2016.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Hollywood Disney Ted Sarandos Netflix Hollywood
Pub
Pub
Pub