"Refugiados" é palavra do ano na Alemanha
Com cerca de um milhão de refugiados a chegar à Alemanha este ano, a Sociedade da Língua Alemã escolheu o termo "fluechtlinge" – refugiados – como palavra do ano 2015, noticia a Reuters esta sexta-feira, 11 de Dezembro.
PUB
Mas "Fluechtlinge", que surge da ligação entre a palavra "fluechten"- que significa fugir - e do derivado "ling"- que se refere a uma pessoa com características particulares – foi a palavra seleccionada porque este "foi o tema dominante do ano", justificou o júri.
Em segundo lugar surge a expressão "Je suis Charlie", que despontou na sequência ao ataque terrorista ao jornal satírico parisiense Charlie Hebdo. A terceira posição é ocupada pela palavra "Grexit", referente a uma eventual saída da Grécia da Zona Euro.
PUB
A Alemanha espera receber mais refugiados do que qualquer outro país europeu este ano, escreve a Reuters, adiantando que apesar de Merkel ter sido escolhida como "Personalidade do Ano" pela Time Magazine, numa sondagem recente divulgada pela ZDF 49% dos inquiridos considerou que esta não lidou da melhor forma com a situação.
Ainda no âmbito da crise dos refugiados surgem mais duas expressões no top 10, sendo elas: "Durchwinken", que se refere à prática de outros países europeus "acenarem" à medida que os migrantes viajam para a Alemanha; e a outra é "Wir schaffen das!", o mantra de Merkel e que significa "nós conseguimos fazer isto", noticia a Reuters.
PUB
Segundo a agência, ainda no Top 10 figura a palavra "Mogel-Motor", que significa "motor falso" e que surgiu em referência ao escândalo de manipulação de emissões da produtora automóvel alemã Volkswagen.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Alemanha Sociedade da Língua Alemã Reuters Grécia Zona Euro Merkel Time Magazine ZDFMais lidas
O Negócios recomenda