"Um ano, quatro histórias de morte e de esperança". Exposição do fotojornalista Bruno Colaço estreia no Atrium Saldanha
A revista Sábado e o jornal Correio da Manhã vão apresentar a exposição de fotografia com depoimentos áudio "Um ano, quatro histórias de morte e de esperança", no próximo dia 22 de junho, no Centro Comercial Atrium Saldanha.
PUB
Ao longo de um ano, Bruno Colaço, fotojornalista do grupo Cofina Media, registou momentos de duas enfermeiras e de dois médicos que estiveram na na linha da frente do combate à Covid-19.
Patricia Cardoso, António Madureira, Maria Sousa Uva, e Isabel Pires mostram o que foi a vida dentro e fora do hospital em tempo de pandemia: o medo e a morte sempre presentes, a família distante, a esperança na vacina.
PUB
São quatro histórias, retratadas em 63 fotografias e registos sonoros com depoimentos dos intervenientes, possíveis de ouvir através da leitura de um QRcode, que mostram a dimensão não só profissional mas também humana dos tempos que atravessámos e ainda estamos a viver. São registos que mostram com naturalidade e muita proximidade o dia-a-dia destes protagonistas, e onde podemos ouvir os seus estados de espírito acerca do tempo que passaram.
PUB
Os protagonistas destas histórias
António Madureira – 52 anos, diretor do serviço de radiologia do Hospital de São João, no Porto. Pai de 3 jovens adultos. Assumiu funções em fevereiro de 2020, um mês antes do início da epidemia em Portugal. A 5 de janeiro de 2021 tomou a primeira dose de vacina contra a Covid-19 e, uma semana depois, testou positivo para o novo coronavírus.
PUB
Maria de Sousa Uva – 30 anos, médica interna especialista de medicina intensiva no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Mãe de dois rapazes, de três e seis anos. Quando o primeiro doente de Covid-19 deu entrada no hospital, estava há cerca de três meses na unidade de cuidados intensivos. Ao longo do último ano acompanhou doentes com Covid, doentes não Covid, começou a prestar serviço no INEM e esteve longe dos filhos para protegê-los.
PUB
Patricia Cardoso – 39 anos, enfermeira-chefe nos cuidados intensivos do Hospital de São João no Porto. Mãe dos gémeos Inês e Diogo, de três anos. Na linha da frente do combate à Covid-19 desde o primeiro dia, deixou tudo para segundo plano para se dedicar aos doentes. Um ano depois, admite que esta experiência tão intensiva a tornou numa pessoa diferente.
Isabel Pires – 46 anos, enfermeira nos cuidados intensivos do Hospital de São João no Porto. Mãe de duas adolescentes. O medo, a exaustão e os dias infinitos marcaram a primeira fase da pandemia. Mas o seu pior receio confirmou-se em novembro, quando soube que a mãe de 82 anos tinha testado positivo para a Covid-19.
PUB
Bruno Colaço nasceu em Vila Franca de Xira, no ano de 1984. Terminou os estudos em fotografia e fotojornalismo no Instituto Português da fotografia. É fotojornalista da Cofina Media, onde contribui com o seu trabalho para várias publicações do grupo. Cobriu histórias na África do Sul, Tunísia, Brasil, Ucrânia, Polónia, Azerbaijão, EUA e Emirados Árabes Unidos, entre outros. Paralelamente ao fotojornalismo dedica-se a projectos documentais, interessando-se por temáticas socioeconómicas e ambientais.
PUB
Prémios:
2016 – Foto do Ano – Grande prémio de Fotografia "Estação Imagem Viana do Castelo" com o trabalho Duas Famílias: De Chernobyl pata Portugal.
PUB
2016 – Foto do Ano – Menção honrosa "Estação Imagem Viana do Castelo" com o trabalho Retrato do Primeiro ministro de Portugal com o nome de "Debaixo dos Holofotes".
2016 – Vencedor da Bienal de Fotografia - V. F. Xira 2016 – Winner of the BF16, com o projeto "A Urbanização da Bella Guarda - consequências de uma crise social de longo prazo".
PUB
FICHA TÉCNICA:
Fotografia – Bruno Colaço
PUB
Entrevistas - Catarina Cruz
Coordenação – Alfredo Leite
Design: João Silva e Feeder’s
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Bruno Colaço Correio da Manhã Maria de Sousa Uva Patricia Cardoso Centro Comercial Atrium Saldanha Cofina Media António Madureira Isabel Pires Portugal fotografia media SábadoMais lidas
O Negócios recomenda