Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Carlos Moedas integra Conselho de Administração da Gulbenkian

O Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian elegeu por unanimidade o ex- comissário europeu Carlos Moedas para integrar aquele órgão, anunciou a instituição em comunicado. A tomada de posse está marcada para 7 de janeiro.

Web Summit
Filipa Lino flino@negocios.pt 18 de Dezembro de 2019 às 11:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...
Carlos Moedas será o nono membro do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, anunciou a instituição esta manhã através de um comunicado enviado às redações. A eleição do ex-Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, cargo que exerceu até novembro passado, foi por "unanimidade", refere a fundação. 

A votação do nome do novo administrador no Conselho de Administração ocorreu no final de outubro mas ficou condicionada à aprovação do atual colégio de comissários e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse ao Negócios fonte da fundação. A "luz verde" só chegou agora. 

A equipa, liderada por Isabel Mota, é composta por Martin Essayan (bisneto do fundador), José Neves Adelino e Guilherme de Oliveira Martins (administradores executivos), Emílio Rui Vilar, Graça Andersen Guimarães, António Feijó e Pedro Norton (administradores não executivos).

A fundação não indica qual o pelouro que lhe será atribuído. Essa informação só será avançada no altura da tomada de posse marcada para 7 de janeiro, às 12 horas, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Carlos Moedas nasceu em Beja em 1970 e tem uma licenciatura em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico e um MBA pela Harvard Business School. Começou a sua carreira como engenheiro no Grupo Suez em Paris, foi quadro da Goldman Sachs e do Deutsche Bank em Londres.

Em 2011 foi eleito deputado à Assembleia da República, sendo nomeado secretário de Estado-adjunto do Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, cargo que ocupou até 2014. A 1 de novembro desse ano tomou posse como Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, fazendo parte da equipa de Jean-Claude Juncker até há um mês.  

(notícia atualizada às 12:11)

Ver comentários
Saber mais Carlos Moedas Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian Comissário Europeu da Investigação
Mais lidas
Outras Notícias