Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Jornais da CPLP acusam Fernando Pessoa de racismo

Jornal de Angola e Expresso das Ilhas fazem eco das críticas à escolha do poeta para um programa de intercâmbio de estudantes entre países de Língua Portuguesa.

Negócios 12 de Fevereiro de 2019 às 22:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

Era o poeta português Fernando Pessoa racista? É legítimo que dê nome a um programa de câmbio estudantil entre países da Comunidade os Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre os quais se contam países africanos? Intelectuais angolanos consideram que não e estão a tentar rebatizar o programa semelhante ao Erasmus, conta a Sábado.

A polémica instalou-se quando, esta segunda-feira, o jornal Expresso das Ilhas, de Cabo Verde questionou o facto de nenhuma personalidade do país ter criticado a escolha o poeta para o programa de intercâmbio académico dentro dos países da CPLP, num texto intitulado "Intelectuais angolanos contra a escolha de Fernando Pessoa para patrono de projeto da CPLP".

O jornal lembra que Fernando Pessoa terá tecido, durante a sua juventude tardia (aproximadamente com 28 anos), ideias racistas para com alguns povos africanos. No texto em questão, o autor de Mensagem refere que considera a escravatura como "lógica e legítima".

Ver comentários
Saber mais Fernando Pessoa Cabo Verde CPLP Países de Língua Portuguesa Erasmus Expresso das Ilhas Alda Lara África do Sul presidente da Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana política
Outras Notícias