Italianos vão construir três fragatas para Marinha portuguesa. Negócio avaliado em 3 mil milhões
O Estado português vai adquirir três fragatas italianas num negócio avaliado em cerca de 3 mil milhões de euros, avançou a CNN Portugal. As chamadas FREMM (Fragata Europeia Multi-Missão) serão fabricadas pela Fincantieri, um dos maiores estaleiros a nível mundial.
De acordo com o canal, a escolha pelas fragatas italianas para a Marinha portuguesa ocorre em detrimento dos estaleiros franceses do Naval Group, que também estava na corrida. Os navios irão substituir parte da atual frota de cinco fragatas que Portugal dispõe atualmente.
PUB
Os investimentos serão enquadrados no programa SAFE (Security Action for Europe), em que a Comissão Europeia concederá empréstimos em condições favoráveis de 150 mil milhões de euros para o reequipamento militar.
Na quarta-feira, o ministro da Defesa, Nuno Melo, anunciou que Portugal candidatou-se ao programa SAFE para obter verbas no valor de 5,8 mil milhões de euros.
Além das fragatas, a candidatura portuguesa aos empréstimos europeus SAFE inclui a recuperação do Arsenal do Alfeite e a produção de blindados, munições, satélites e drones em Portugal.
PUB
No âmbito destes investimentos, Portugal vai desenvolver parcerias com Itália, França, Finlândia, Alemanha, Espanha e Bélgica, referiu Nuno Melo.
Saber mais sobre...
Saber mais Indústria da defesa Teatro Investimentos Defesa Portugal Nuno Melo Comissão Europeia Arsenal do Alfeite FincantieriMais lidas
O Negócios recomenda