pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Portugal não tem defesa antimíssil de médio e longo alcance

País dispõe apenas de mísseis Stinger de curto alcance, comprados pelo Governo então liderado por Cavaco Silva. Chefes militares alertam para vulnerabilidade que persiste há vários anos e dizem que a nova lei de programação militar não chega para cobrir todas as necessidades.

Vulnerabilidade do país na defesa antiaérea tem sido apontada há muito tempo a diversos Governos.
Vulnerabilidade do país na defesa antiaérea tem sido apontada há muito tempo a diversos Governos. Sergei Grits / AP
08:45

Portugal não dispõe de mísseis de médio e longo alcance para se proteger de ameaças vindas do ar, avança o  nesta segunda-feira. O país tem apenas mísseis Stinger de curto alcance, que foram comprados pelo Governo então liderado por Aníbal Cavaco Silva e cujo número de unidades não é revelado pelo Exército, estando vulnerável como a maior parte dos países europeus.

"A este nível de defesa antiaérea, sim, estamos vulneráveis. É muito pouco ou quase nada. Esta vulnerabilidade foi apontada há muito tempo a diversos Governos, mas a decisão é uma decisão política", explica o coronel Carlos Mendes Dias, professor e investigador no Instituto Universitário Militar. , o ex-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Nunes da Fonseca, admitia também dificuldades: "Temos capacidade de defesa a baixas altitudes. Mas a médias e altas altitudes estamos vulneráveis. Assim como está a Ucrânia. Assim como está a maior parte dos países da NATO".

A , mas não dá para cobrir todas as necessidades identificadas pelos chefes militares, que rondam os 11.000 milhões. Para este ano, está previsto um investimento de 45 milhões em defesa antiaérea de curto alcance. Nos próximos anos, deverão chegar ao país quatro sistemas RapidRanger (mísseis móveis de curto-alcance) e dois radares terrestres de vigilância e aquisição de alvos com capacidade de 100 km. Está ainda prevista a compra de 35 mísseis Starstreak (alcance até 7 km) e quatro mísseis LMN.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio