Revista de imprensa nacional
As principais notícias da imprensa nacional
"Spreads" nos novos créditos aumentaram 300% em ano e meio (Jornal de Negócios) As taxas de juro nos contratos de crédito à habitação estão a descer desde Dezembro, acompanhando a queda das Euribor. Uma redução que não chega a quem está agora a comprar casa, devido ao aumento dos "spreads" pela banca.
Tire o maior proveito dos "recibos verdes" (Jornal de Negócios) Aproxima-se a hora de os trabalhadores independentes acertarem contas com o Estado. Sob o regime simplificado ou com contabilidade organizada, deduza tudo o que pode na sua declaração de IRS.
Alípio Dias garante que foi figurante no caso BCP (Diário Económico) O antigo administrador do BCP assenta a sua defesa das acusações feitas pela CMVM no facto de ter sido, segundo refere, “um simples figurante”.
Clubes vão pagar mais à Segurança Social (Diário Económico) Os clubes de futebol vão ter de pagar mais à Segurança Social caso a proposta de Código Contributivo da Segurança Social, a que o Diário Económico teve acesso, seja aprovada. Este documento, que ainda deverá sofrer alterações no âmbito da concertação social, determina um agravamento da taxa contributiva das entidades empregadoras, mas poupa os jogadores profissionais, que mantêm um regime especial, que respeita as particularidades da profissão.
Finanças querem fiscalizar pagamentos dos gestores (Público) A forma como os membros de órgãos sociais de empresas são remunerados e as compensações que recebem quando cessam essas funções são consideradas pela Inspecção-Geral de Finanças como tendo "aspectos de maior risco potencial de irregularidades". O Ministério das Finanças promete fiscalizar essas situações.
Crise adia vendas do projecto Verdelago mas densidade de construção mantém-se (Público) O grupo Inland, liderado pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, decidiu repensar e adiar a campanha de vendas do projecto Verdelago, que vai ocupar 94 hectares junto à Praia Verde, no concelho algarvio de Castro Marim, devido à actual situação do mercado de turismo, mas a intenção de construir mais de 2000 camas até ao primeiro trimestre de 2012 mantém-se, afirmaram ao PÚBLICO responsáveis deste grupo de promoção imobiliária.
Três mil milhões para salvar 95 mil empregos (Diário de Notícias) A Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (Fepicop) quer linhas de crédito específicas à reabilitação urbana para reactivar o sector e acelerar o crescimento económico. Num momento em que o Governo anuncia planos de apoio a várias indústrias (têxteis, calçado, cortiça), os construtores reclamam "três mil milhões de euros para salvar 95 mil postos de trabalho", lembrando que, além de manter o emprego, a reabilitação reforçaria as receitas das autarquias e resolveria o problema paisagístico das grandes cidades.
Accionistas do BCP votam hoje corte com passado (Diário de Notícias) Os accionistas do Banco Comercial Português (BCP) vão hoje decidir se cortam definitivamente com algumas das principais marcas da anterior gestão da instituição. A redução das remunerações de órgãos sociais e a extinção do conselho superior vão ser sujeitas a votos.
Todas as empresas vão ter apoios à formação (Jornal de Notícias) Hoje, só o automóvel pode mandar trabalhadores para formação, com o Estado a pagar a maior parte do salário. Esta semana, o programa estende-se ao resto das empresas, com a ajuda a subir para 90%, acima dos 80% anunciados pelo Ministério da Economia.
Só uma carreira para a inspecção (Correio da Manhã) O Governo apresenta, esta semana, a sua proposta para fundir numa só carreira os 16 serviços de inspecção que fiscalizam as actividades do Estado. O objectivo é ter um corpo único de inspectores que possa desenvolver a sua actividade ao nível das Finanças, Defesa, Saúde, Educação, Administração Local, etc.
Mais lidas