pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

30 de Outubro de 2007 às 07:37

Amnistia fiscal portuguesa de 2005 foi a menos rentável da OCDE (Jornal de Negócios) Ao longo dos últimos anos, foram vários os países que, tal como Portugal, resolveram conceder amnistias aos capitais ilegalmente colocados no exterior. O objectivo destas iniciativas é duplo: trazer dinheiro "perdido" para o circuito legal e, por outro lado, encaixar preciosas receitas fiscais nos cofres públicos. Portugal foi, contudo, aquele que até ao momento apresentou resultados mais modestos, evidenciando o aparente desinteresse dos contribuintes pela medida.

Angola atenta a eventual fusão do BCP com o BPI (Jornal de Negócios) A proposta de fusão que o BPI apresentou aos órgãos sociais do BCP e sobre a qual a equipa de Filipe Pinhal se pronuncia hoje está a ser acompanhada com atenção em Angola. Primeiro porque as duas instituições têm bancos no mercado angolano, depois porque a Sonangol controla 5% do BCP, posição considerada estratégica.Fontes financeiras de Luanda, contactadas pelo Jornal de Negócios, referem que o sector bancário angolano está já a equacionar as possíveis implicações locais da eventual fusão dos dois bancos portugueses.

Banco de Portugal aprova fusão do BPI com o BCP (Diário Económico) O Banco de Portugal aprova a fusão entre o BPI e o BCP. O Diário Económico sabe que o regulador do sistema financeiro português não se vai opor a esta operação, até porque, se o BPI tiver sucesso, o resultado da fusão entre os dois bancos não será muito diferente do que teria sido se a OPA que o BCP lançou há um ano e meio tivesse sido bem sucedida.

Martifer vai colocar mais uma empresa na bolsa (Diário Económico) A Martifer vai avançar com o ‘spin off’ do negócio dos biocombustíveis, concentrados na sua participada Prio. Esta ‘sub-holding’ também passará a estar cotada na Euronext Lisbon, sendo que as previsões da empresa gerida pelos irmãos Carlos e Jorge Martins apontam para que todo o processo fique concluído dentro de cerca de dois anos.

Maconde viabilizada sem fábrica (Diário de Notícias) A Maconde assinou na sexta-feira à noite, com o sindicato bancário liderado pelo BCP e pela Caixa Geral de Depósitos, o acordo de viabilização financeira. Este acordo, segundo apurou o DN, além do empréstimo de 6,6 milhões de euros, implica ainda um processo de management buy-out (MBO) e que levará à cisão da MacVila, a unidade industrial do grupo, e que passará a ser gerida por José Amorim e Luísa Rocha. O DN sabe que este memorando prevê também que a MacVila irá receber os actuais 461 trabalhadores da empresa.

Portugueses são os sextos na UE que mais gastam em alimentação (Diário de Notícias) Do total dos gastos domésticos dos portugueses, quase 18% são aplicados em alimentação e bebidas não alcoólicas. O valor coloca Portugal no sexto lugar da tabela dos 25 membros da União Europeia, mas quando comparado com os Quinze, o País é mesmo o líder das despesas.

Indústria agro-alimentar portuguesa perde 600 mil euros para Espanha todos os anos (Público) A indústria agro-alimentar portuguesa, responsável por 7,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), perde, anualmente, mais de 600 mil euros do volume de negócios para as empresas espanholas, dado o diferencial de cinco por cento no Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) aplicado nos dois países.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio