pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

29 de Março de 2010 às 07:41

Trabalho grátis continua legal quase dois anos após anuncio de proibição (Jornal de Negócios) Com a forte ameaça do desemprego e a economia em recessão estão criadas as condições para a proliferação de trabalho ao mais alto nível de precariedade: vínculo nulo e remuneração zero.

Oportunidade para ganhar na dívida de alto risco (Jornal de Negócios) O preço das obrigações gregas subiu de forma expressiva esta semana, em reacção ao acordo de ajuda financeira alcançado pelos líderes da União Europeia. A cotação da dívida pública aumentou, porque a percepção de risco sobre o país também diminui.

Estradas de Portugal e PT em guerra por causa da rede fixa (Diário Económico) A Estradas de Portugal (EP) está a travar um braço de ferro com a PT que poderá acabar em tribunal. No centro da discórdia está a propriedade das condutas da rede fixa existentes nas suas rodovias.

“Não mudei de opinião sobre o PEC por ser líder” (Diário Económico) "Não mudei de opinião [sobre o PEC] por ser presidente do PSD". A frase de Pedro Passos Coelho ao Diário Económico dois dias depois de ter sido eleito líder da oposição deixa antever um braço-de-ferro com o Governo em torno da aplicação do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) dado que grande parte das medidas previstas no documento vai precisar de gerar consenso no Parlamento.

Falta de peritos financeiros na PJ "entope" combate à corrupção (Público) São muitos e diversificados os problemas no combate à corrupção. Ao longo de quase três meses de trabalho, a comissão parlamentar que analisa o fenómeno já ouviu de tudo sobre as dificuldades. Prepara-se agora para analisar as propostas das cerca de 30 audições e em meados do ano deverá apresentar um novo e importante pacote legislativo. Mas este pode servir para pouco, porque tudo empanca na falta de meios humanos, especialmente na falta de peritos na área financeira e contabilística da PJ.

Construção de novas casas em Lisboa caiu 75 por cento (Público) O investimento em fogos de habitação nova caiu 75 por cento no município de Lisboa durante o ano de 2009. O investimento imobiliário quase que desapareceu nesta rubrica (foi licenciada a construção de 208 novos fogos no ano passado em Lisboa, contra os 845 fogos que foram autorizados em 2008), permitindo um arranque tímido da reabilitação, que cresceu muitíssimo - por exemplo, os licenciamentos de obras em edifícios de apartamentos na Baixa de Lisboa aumentaram 183 por cento; mas é ainda uma base muitíssimo pequena, já que esta taxa significa obras em apenas 17 fogos.

Portugal foi o segundo na rota do aumento dos combustíveis (i) Gradualmente e sem o alarme social vivido em 2008, os preços dos combustíveis estão a voltar a níveis de Fevereiro desse ano. Portugal está na linha da frente dos países onde os preços sem impostos mais aumentaram este ano.

Grandes empresas pagam menos prémios de gestão em 2009 (i) Ainda não há dados para um balanço completo, mas os números divulgados por metade das empresas do PSI 20, índice dos maiores grupos da bolsa, já permitem concluir que os prémios de gestão pagos em 2009 estão abaixo dos bónus entregues aos administradores em 2008.

'Face Oculta' já fez dois despedimentos na Galp (Diário de Notícias) O processo "Face Oculta" já originou dois processos disciplinares na Galp, cuja decisão final é o despedimento imediato dos seus quadros arguidos no processo - Paulo Costa, director de relações institucionais do grupo, o homem que usou o Mercedes do empresário da sucata Manuel Godinho, e João Tavares, um responsável de armazém, suspeito de "facilitar" o negócio dos resíduos ao sucateiro na refinaria de Sines.

PJ cria equipa para atacar lavagem de dinheiro (Jornal de Notícias) A Judiciária vai pôr em operação já em Maio uma equipa de especialistas só para combater a lavagem de dinheiro. Offshores e contas nacionais, imóveis, carros, tudo o que seja comprado com dinheiro de origem criminosa será o alvo destes superpolícias financeiros.

Estado criou 25 mil postos de trabalho em 2009 (Jornal de Notícias) O número de empregos criados pelo Estado em 2009 duplicou face a 2008 e a maioria foi absorvida pela Administração Local, segundo dados avançados pela Agência Lusa.

Nova greve põe voos em risco (Correio da Manhã) Os oficiais de operações de voo da TAP iniciaram ontem uma greve de cinco dias e admitem a suspensão de algumas viagens. Em causa está a alegada exclusão destes profissionais da negociação do acordo empresa.

Técnicos avaliam riscos (Correio da Manhã) Consultores externos e técnicos da Estradas de Portugal estão a identificar e a avaliar os riscos na Ponte 25 de Abril. O levantamento deverá estar concluído até Julho, disse ao CM fonte da Estradas de Portugal.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio