pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa nacional

As principais notícias da imprensa diária nacional

17 de Junho de 2005 às 09:16

Ex-presidentes da Galp e dos CTT «culpam» Carlos Tavares (Jornal de Negócios)Na semana em que se falou da meia centena de administradores mudados pelo actual Governo, dois deles lançam duras críticas a um ministro do PSD, Carlos Tavares: «a Galp está bloqueada há dois anos e meio», porque «alguém, sentado num gabinete, queria definir com regra e esquadro o seu destino, quando essa pessoa não estava na empresa”, acusa Joaquim Ferreira do Amaral.

SAG estuda oportunidades de negócio na Argentina (Jornal de Negócios) A SAG – Soluções Automóvel Globais (SAG) tem pautado a sua actividade pela aposta em Portugal e no Brasil. Mas, para alavancar o segmento de «rent-a-car» no mercado brasileiro, a empresa admite que possa estudar uma maneira de entrar no mercado argentino, de onde vêem uma grande quantidade de turistas em visita ao Brasil.

Fundação Champalimaud «obrigada» a vender Santander (Diário Económico) A Fundação Champalimaud terá de vender a sua posição de 0,4% no Santander para ter uma carteira de investimentos conservadora, defendem gestores de activos contactados pelo DE. Isto porque aquela posição representa quase 50% do património da instituição. Os especialistas aconselham a Fundação a gerir a sua carteira segundo critérios aplicados aos fundos de pensões.

«Novo aeroporto deve ser feito, não discutido» (Diário Económico) «Se patriotismo é destruir valor às empresas, prefiro criar valor». «Em vez de declarações, precisamos de concretização e decisões». «Não compensa estar cotado em Lisboa.» Voltar a discutir a localização do aeroporto é o melhor caminho para não o construir, afirma Diogo Vaz Guedes. O vice-presidente da Sacyr duvida do modelo de uma linha dedicada para o TGV pelos investimentos que essa opção implicaria.

Philips de Ovar realiza despedimento colectivo (Público) Empresa de Ovar alega quebra nas vendas e elevada concorrência externa. Sindicato do sector promete contestação

50% das famílias só mantêm nível de vida por três meses (Diário de Notícias) Quase metade dos portugueses declara não poder manter o seu nível de vida por mais de três meses se perder rendimentos. Esta é uma das principais conclusões de um estudo ontem divulgado pela Cardif, uma seguradora do grupo BNP Paribas, especializada nos seguros de protecção de crédito. Enquanto a média europeia é de 32%, em Portugal este indicador da vulnerabilidade financeira das famílias é de 46%.

Aumento do IVA só está em vigor até final de 2009 (Diário de Notícias) A consignação de receitas do aumento do IVA de 19% para 21% à Segurança Social e à Caixa Geral de Aposentações foi ontem viabilizada pela bancada do PS, que apresentou uma proposta de aditamento que dá à medida um carácter excepcional, pois vigorará apenas até 31 de Dezembro de 2009.

Publicidade
C•Studio