pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa nacional

As principais notícias da imprensa diária nacional

20 de Janeiro de 2006 às 09:24

As principais notícias da imprensa diária nacional

BCP admite abrir banco de raiz na Roménia (Jornal de Negócios) O Millennium bcp poderá vir a abrir um banco de raiz na Roménia. A hipótese foi deixada em aberto por Paulo Teixeira Pinto, na apresentação, em Varsóvia, dos resultados do Bank Millennium. O presidente do conselho de administração do BCP afirmou que a oportunidade de comprar o romeno Banca ComercialeRomana (BCR) foi única e excepcional.

Estado responsabiliza filhos pelo apoio social aos pais pobres (Jornal de Negócios) É um passo revolucionário na política social, que vai seguramente criar polémica. O regulamento da nova prestação para idosos ontem aprovado não só quantifica os valores que os filhos devem dar aos pais que vivem na pobreza, como estabelece os limites para os rendimentos destes a partir dos quais o Estado se desresponsabiliza do apoio aos idosos carenciados.

Depósito de contas das empresas nas conservatórios vai acabar (Jornal de Negócios) O depósito de prestação de contas das empresas nas conservatórias de registo comercial em formato de papel tem os dias contados, noticiou o Jornal de Negócios. O depósito, meio de tornar públicos os movimentos e a situação patrimonial das sociedades comerciais, continuará a ser obrigatório, mantendo o mesmo conceito jurídico, mas passará a ser feito "online", numa base de dados que reunirá toda a informação do universo empresarial.

Portugal mais perto do novo Volkswagen (Diário Económico) Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram ontem por larga maioria o novo acordo laboral, onde se estabelece que a fábrica de Palmela produzirá os novos modelos da marca alemã em troca de um aumento dos prémios de produtividade e de uma subida nos valores pagos por cada hora extraordinária. Emílio Sáenz, director-geral da Autoeuropa, vai nos próximos dias a Wolfsburg (sede mundial da Volkswagen)para comunicar um acordo laboral que poderá garantir para Portugal a produção do novo coupé Sirocco.

Barroso tem dúvidas sobre reformas de Sócrates (Diário Económico) O Plano Tecnológico foi o principal alvo das críticas da Comissão Europeia ao programa de reformas apresentado pelo Governo nacional, num documento que será apresentado na quarta-feira por Durão Barroso.

Últimas sondagens deixam em aberto hipótese de uma segunda volta nas presidenciais (Diário Económico) São 52%. Parece uma vitória confortável, mas basta lembrar que Jorge Sampaio perdeu nove pontos entre sexta-feira e domingo, há cinco anos, para se perceber que a "confiança" que reina nas comitivas está misturada com uma boa dose de optimismo.

Cavaco perto da eleição à primeira, muitos eleitores ainda indecisos (Público) As intenções de voto no antigo primeiro-ministro surgem mais cristalizadas, o número de indecisos pode determinar a existência ou não de segunda volta assim como se será Alegre ou Soares o segundo candidato mais votado.

Portugal investe menos no Brasil (Público) O investimento directo português no Brasil caiu 41%, para 335 milhões de dólares (276,7 milhões de euros) em 2005, face ao ano anterior.

Governo vai criar nova entidade pública para gerir as estradas (Público) Ministro Mário Lino promete reduzir tempo entre lançamento de concursos e adjudicação de obras.

Tribunais sem verbas para pagar água, luz e limpeza (Diário de Notícias) As facturas da água, da luz ou do telefone deste mês já começaram a chegar aos tribunais. Mas não vão ser pagas. O dinheiro que os secretários judiciais têm disponível não é suficiente para suportar as despesas mais básicas.

Mariano Gago nega acordo com MIT (Diário de Notícias) Oministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago disse ontem ao DN que "não é minimamente verdadeiro" que já exista um projecto de cooperação negociado entre o Governo português e o Massachussets Institute of Technology (MIT), como afirmou anteontem José Tavares. Para o ministro, a intervenção do antigo coordenador do Plano Tecnológico Nacional foi "triste" para o país e "extremamente lesiva" dos interesses nacionais.

Homens mais ricos do mundo apostam em Portugal (Expresso) Os dois homens mais ricos do mundo decidiram apostar em Portugal. Bill Gates vai patrocinar uma experiência piloto com três universidades nacionais para a formação de jovens em tecnologias de informação. Warren Buffet, o segundo multimilionário americano, localizou a sede da sua empresa de jactos de luxo no concelho de Oeiras e registou toda a frota em Portugal.

Cavaco Silva vence à primeira volta (Expresso) Cavaco Silva vence à primeira volta, com 53% dos votos- é a conclusão da grande sondagem EXPRESSO/SIC/ Renarcença-Eurosondagem, com mais de 3 mil entrevistados.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio