Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.
Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:
Câmara de Cascais quer comprar Autódromo do Estoril (Jornal de Negócios) A Câmara Municipal de Cascais propôs ao Governo adquirir a totalidade do capital social do Autódromo do Estoril. O município pretende realizar esta transacção por um valor simbólico, estando receptivo à realização de parcerias privadas.
Administração da Galp vai dar parecer sobre candidatos (Jornal de Negócios) O conselho de administração da Galp Energia vai ser chamado a emitir um parecer sobre as quatro propostas apresentadas à compra de pelo menos 33,34% do capital da petrolífera. O parecer da administração da empresa será ponderado pelo Governo na hierarquização das propostas. No entanto, o principal trabalho de análise e avaliação das ofertas está a cargo da Goldman Sachs, consultor do Executivo para este processo representado por António Borges.
Durão muda ministérios para a Ajuda (Diário Económico)O Governo vai transferir os ministérios que estão instalados no Terreiro do Paço para a Ajuda, decisão que deverá ser anunciada dentro em breve pelo primeiro-ministro Durão Barroso.
Petrogal vendeu terrenos à Expo à revelia dos privados (Diário Económico)A administração da Petrogal, à data presidida por Viana Baptista, decidiu a venda dos terrenos das instalações de Cabo Ruivo à Parque Expo à revelia dos accionistas privados da petrolífera, os franceses da Total e a Petrocontrol.
Sines posicona-se como alternativa a Évora na alta velocidade (Público)Macário Correia preside na quinta-feira a uma sessão que "pretende demonstrar a necessidade de o traçado do comboio de alta velocidade que se destina ao Sul do país, ser alterado passando por Sines e entrando no Algarve pelo Barlavento, em vez de ligar Évora a Faro, via Beja.
Ex-quadro do BCP considera justificada investigação sobre «insider trading» (Público) O ex-secretário-geral do BCP, José Manuel Pinto Bastos, considerou ontem em Tribunal justificada a investigação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a operações de bolsa alegadamente irregulares efectuadas no dia do anúncio da fusão BCP/BPA, no âmbito das quais foi acusado de «insider trading» o conselheiro do banco José Machado de Almeida.
Avaliação de casas em função da zona quase a arrancar (Diário de Notícias)Os 470 peritos que estiveram no terreno a definir os ponderadores de avaliação de imóveis em função da sua localização já concluíram o trabalho. Significa isto que, a partir de agora, o «valor» das casas, para efeitos de tributação em sede de IMI e IMT (ex-contribuição autárquica e ex-sisa) vai depender do factor que tiver sido atribuído a cada zona específica dentro de um município.
Casa do Douro na estaca zero (Diário de Notícias)A Casa do Douro está de novo em incumprimento com a banca. Quatro meses após o Governo ter sido forçado a assumir o aval, pagando uma das quatro tranches em falta e renegociando as restantes, a instituição duriense voltou a não conseguir cumprir o serviço da dívida, entregando apenas parte dos 3,2 milhões de euros em causa.
Mais lidas