Revista de imprensa internacional
As principais notícias da imprensa estrangeira económica.
As principais notícias da imprensa estrangeira económica.
Itália adopta plano de redução de défice de 15 mil milhões no próximo ano (La Repubblica) O primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi, vai avançar com um plano de 15 mil milhões de euros em redução de gastos e em medidas de subida de receitas no próximo ano para controlar o défice e ajudar a financiar uma redução de impostos nas empresas.
O DPEF, um documento de planeamento económico que inclui o plano para o orçamento de 2006, delineia dez mil milhões de euros em ajustamentos orçamentais necessários para trazer o défice italiano perto para o limite de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) imposto pela União Europeia. Cerca de cinco mil milhões de euros vão ser encaixados diminuindo a evasão fiscal enquanto os gastos das autoridades locais vão ser reduzidos em mais cinco mil milhões de euros.
Dois dos aliados de Berlusconi, os Democratas Cristãos e a Aliança Nacional, apoiam financiar a redução de impostos através de ganhos de capital ou do valor acrescentando dos impostos. O maior partido do Governo italiano opõe-se a esse plano, preferindo prolongar o défice elevado. O Governo italiano comprometeu-se com a Comissão Europeia no mês passado em trazer o défice italiano para dentro do limite em 2007 através de ajustes anuais de dez mil milhões de euros.
Accionistas da Auna poderão atrasar a venda da empresa porque consideram as ofertas baixas (El País) Os accionistas do Grupo Auna poderão atrasar a venda da empresa até o Outono porque consideram que as ofertas que lhe foram feitas são demasiado baixas, avançou o jornal italiano «El País» citando pessoas próximas ao negócio.
Os accionistas, nomeadamente o Santander Central Hispano, maior banco espanhol, a Endesa e a Unión Fenosa, tinham estabelecido previamente um prazo para as ofertas no dia 11 de Julho. Os accionistas poderão regressar ao seu plano original de vender a empresa numa Oferta Publica Inicial se não receberem ofertas mais elevadas.
Polícia de Edinburgo espera «interrupção espontânea» no protesto anti-capitalista de hoje A polícia de Edinburgo está à espera de uma «interrupção espontânea» durante um protesto anti-capitalista que vai acontecer hoje no centro da capital da Escócia. Os manifestantes vão protestar hoje nas ruas com tambores, bandeiras e música. «Não sabemos o que eles estão a pensar fazer, mas esperamos uma interrupção espontânea», disse Rhona Crawford, porta-voz da polícia de Edinburgo, em entrevista à Bloomberg, acrescentando que «pensamos ter as condições necessárias para lidar com qualquer coisa».
O primeiro-ministro Tony Blair vai reunir-se com os líderes do G8, nomeadamente com o presidente dos EUA Grorge W.Bush esta semana em Gleneagles, que fica a uma hora de Edinburgo. Uma demonstração contra a pobreza africana na cidade no fim-de-semana movimentou mais de 200 mil pessoas do Reino Unido. Até agora, as multidões têm sido pacíficas, segundo as autoridades, que chamaram mais de cinco mil pessoas extra de outras partes do Reino Unido.
Euronext NV preocupada com eventuais condições que a Comissão da Concorrência imponha na compra da LSE (Financial Times) A Euronext NV expressou preocupações com as eventuais condições que a Comissão da Concorrência britânica vá impor na aquisição da LSE.
A segunda maior bolsa da Europa avisou alguns accionistas que as condições poderão incluir um limite nos preços. Os accionistas disseram que a bolsa acreditava, com base em questões aos seus conselheiros, que o regulador estava a considerar impor condições.
A Euronext recusou comentar as conversações com os seus accionistas, explicando que estava em discussão com a Comissão da Concorrência. A segunda maior bolsa da Europa acordou pagar quinta-feira cerca de 125 milhões de euros por 51% da MTS.
Mais lidas