Revista de imprensa nacional
As principais notícias da imprensa nacional
Prémios só chegam a 3.500 funcionários (Jornal de Negócios) Apenas 3.500 funcionários públicos deverão receber prémios de desempenho este ano, um número muito inferior ao inicialmente prometido pelo Governo que apontava para um universo de cerca de 25 mil trabalhadores.
Taxas de juro à deriva (Jornal de Negócios) Os bancos continuam a temer a falência dos seus pares. Consequência: deixaram de emprestar dinheiro entre si, esvaziando o mercado monetário, onde são definidas as Euribor. Com poucas operações, as taxas sofrem aumentos agravados, que os portugueses sentem a cada revisão do crédito à habitação.
Cavaco pede Orçamento para 2009 contra a crise (Diário Económico) Em Nova Iorque, o Presidente da República reafirmou que a crise está a atingir os portugueses.
PS longe da maioria absoluta e PSD afunda-se (Diário Económico) O PCP e o bloco de esquerda têm 23% das intenções de voto. Manuela Ferreira é a menos popular.
Só 20% dos prémios serão pagos em 2008 (Diário de Notícias) O Governo só vai gastar cinco milhões de euros em prémios de desempenho, o que corresponde a um quinto (20%) do orçamento inicialmente previsto para este efeito. Segundo o secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, citado pela agência Lusa, "em 2008 vão ser cinco milhões de euros que os serviços previram nos seus orçamentos para pagar prémios".
Juros de depósitos ganham com crise (Diário de Notícias) A subida dos juros e a crise financeira não trazem só más notícias. Quem dispõe de dinheiro para aplicar em depósitos bancários, este é dos melhores momentos para o fazer, pelo menos nos últimos cinco anos. As actuais taxas reais dos depósitos, ou seja, a remuneração oferecida pelo banco deduzida a inflação, são francamente positivas, apresentando um diferencial acima dos dois pontos percentuais.
Plano de poupança da TAP vai ficar 65 milhões de euros abaixo do previsto (Público) A previsão de 154 milhões de euros de prejuízos obrigou a TAP a cortar nos custos. Ainda assim, a poupança vai ficar muito aquém do esperado para 2008. Dos 100 milhões de euros prometidos pela companhia de aviação estatal no início do ano, vai alcançar apenas 35 milhões.
Crise económica ameaça plano europeu de redução do CO2 (Público) A crise económica que ameaça a União Europeia (UE) e a tensão política crescente entre a Rússia e o Ocidente estão em risco de pôr em dúvida a estratégia europeia de combate às alterações climáticas.
Fisco vai devolver IRS cobrado nas comissões de mediadoras (Semanário Económico) Os contribuintes vão poder reclamar, nos prazos legalmente previstos, ao Fisco a devolução do imposto pago a mais, pela não dedução das comissões de intermediação das imobiliárias. São ainda abrangidas todas as situações em análise ainda sem decisão
Euribor em máximos: Quem ganha e quem perde (Semanário Económico) As taxas Euribor estão imparáveis tendo batido esta semana um novo recorde histórico. Para dor de cabeça de muitas famílias estes máximos representam um acréscimo nos orçamentos mensais. Segundo cálculos feitos pela Deco, uma família com um empréstimo à habitação no valor de 100 mil euros a pagar a 30 anos e com um spread de 1% (e tendo em conta a média da taxa Euribor a seis meses registada durante o mês de Setembro) vai pagar em Outubro 612,27 euros – mais 2,39 euros do que em Setembro.
Empresas de construção civil e imobiliário dominam execuções fiscais (Jornal de Notícias) Mais de 30 empresas relacionadas com a construção civil e venda de imobiliário estão com bens penhorados por dívidas fiscais, segundo o caderno de vendas, imóveis e outros bens em execução fiscal do distrito de Lisboa publicado esta sexta-feira.
Fisco penhorou Universidade (Correio da Manhã) A Administração Fiscal penhorou e vendeu 176 192 acções do Banco Comercial Português (BCP) dadas como garantia pela SIPEC – Sociedade Internacional de Promoção Ensino Cultura SA, dona da Universidade Internacional.
Mais lidas