O dia num minuto: o BPI e Angola, as eleições, a VW e um quizz
O BPI apresentou uma solução para resolver o problema do Banco Fomento Angola. A coligação PSD/CDS pode estar perto de maioria absoluta e a Rússia bombardeou alvos na Síria. Para descomprimir faça o nosso quizz.
BPI quer entregar maioria do BFA aos seus accionistas. O BPI pretende entregar aos seus accionistas a maioria do capital do Banco de Fomento Angola (BFA), além de outros interesses no sector financeiro africano, para respeitar as exigências do Banco Central Europeu que exigia que a instituição liderada por Fernando Ulrich reduzisse a concentração de riscos ao Estado angolano. Na prática, o banco vai transferir para uma nova empresa, cujos accionistas serão os investidores que têm acções do BPI, 50,1% do BFA, 30% do BCI, 100% do BPI Moçambique e outros activos de suporte daquelas unidades de negócio. Esta solução foi comunicada esta quarta-feira pelo BPI à CMVM.
Coligação perto da maioria absoluta. A coligação Portugal à Frente poderá estar perto de obter a maioria absoluta nas eleições legislativas de 4 de Outubro. De acordo com o barómetro político da Marktest, realizado nos dias 22, 23 e 29 de Setembro e que a empresa qualifica como a "maior sondagem das legislativas", a candidatura que junta PSD e CDS recolhe 41% dos votos. O PS fica-se pelos 28,6% dos votos, a CDU recolhe 9,3% dos votos e o Bloco de Esquerda obtém 8,7%. A percentagem de indecisos foi alta: 30%, a que se somam 6% que disseram que não vão votar.
Rússia ataca alvos na Síria
Escândalo VW afecta dois milhões de carros em França e Reino Unido.
Bruxelas já tem plano para financiar empresas. Italianos vendem eólicas em Portugal. Os italianos da Enel já podem abandonar o mercado de energias eólicas em Portugal. O grupo anunciou esta quarta-feira a venda da Finerge, a empresa que controla os seus parques eólicos em Portugal. O comprador é a gestora de activos de origem australiana First State Investments. A Enel encaixará 900 milhões de euros com esta alienação. A intenção da Enel de abandonar Portugal já tinha sido assumida no plano estratégico para 2015-2019 divulgado em Maio.
Netflix chega a Portugal dia 21 de Outubro. A Netflix chega a Portugal a 21 de Outubro, com um preço de 7,99 euros por mês, anunciou a empresa. Filmes, séries, documentários são alguns dos conteúdos do serviço Netflix, a que é possível aceder através da uma ligação à internet de alta velocidade. Não é preciso ter um serviço de televisão, mas é necessária a ligação à internet. A Netflix tem séries como o "Demolidor" da Marvel, "Sense8", "Grace e Frankie", "Unbreakable Kimmy Schmidt" - que foi candidata a um Emmy -, "Marco Polo" e "Narcos"; os documentários "Virunga", "Mission Blue" e a série documental "Chef’s Table", bem como o primeiro filme original "Beasts of No Nation".
Estão a nascer e a morrer mais empresas. A criação e o encerramento de empresas em Portugal continuam a aumentar em 2015, embora a ritmos diferentes. Segundo os dados do barómetro da InformaDB, nos primeiros oito meses do ano nasceram 26.426 empresas, o que representa um crescimento de 9% face ao período homólogo. Já o número de encerramentos aumentou 4,8% para 8.806. A criação de empresas está assim a crescer a um ritmo mais rápido, e o total de nascimentos este ano já triplica os casos de encerramentos.
Quizz eleitoral. Teste os seus conhecimentos sobre os candidatos a estas eleições. Faça o quizz do Negócios.
Vídeo. A jornalista do Negócios, Patrícia Abreu, explica quais os factores que têm pressionado a cotação do BCP.
Site modernizado. O site do Negócios está mais moderno, mais amigável e adaptado a todos os suportes. Descubra as mudanças que fizemos.
Mais lidas