O dia num minuto: Sócrates libertado, Autoreuropa garantida. E sugestões de fim-de-semana
José Sócrates foi libertado. A VW garante o investimento na Autoeuropa. Salgado e Ricciardi juntos contra o Banco de Portugal. Sugestões para o fim-de-semana. E, já agora, espere por segunda-feira para abastecer o carro.
Sócrates em liberdade. José Sócrates viu esta sexta-feira, 16 de Outubro, reduzida a medida de coacção a que estava obrigado, passando de prisão domiciliária para a libertação, ficando inibido de sair do país, sem autorização, e de falar com algumas pessoas, nomeadamente outros arguidos do processo em causa. Esta decisão abrange também Carlos Santos Silva. "O Ministério Público promoveu, e o Tribunal Central de Instrução Criminal deferiu, que a medida de coacção de obrigação de permanência na habitação, aplicada a José Sócrates e a Carlos Santos Silva, seja substituída pela proibição de ausência do território nacional, sem prévia autorização, e pela proibição de contactos, designadamente com outros arguidos no processo", pode ler-se no comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR).
VW garante investimento na Autoeuropa.
Salgado e Ricciardi atacam Banco de Portugal. O Banco de Portugal acusou Ricardo Salgado, José Maria Ricciardi e mais 16 arguidos da prática, com dolo, de diversas infracções, por causa do BES Angola. Em resposta, esta sexta-feira, a defesa de Ricardo Salgado acusa o Banco de Portugal de seguir "trâmites simplistas de coimas de trânsito". Por sua vez, o advogado de José Maria Ricciardi diz que o Banco de Portugal está a "camuflar as responsabilidades que lhe são atribuíveis".
Combustíveis vão descer. Os preços dos combustíveis vão voltar a descer já no arranque da próxima semana. A gasolina simples, que está a ser vendida, em média, a 1,361 euros por litro, pode baixar para 1,34 euros. Já o gasóleo tem margem para descer em torno de três cêntimos, de acordo com os cálculos realizados pelo Negócios com base nas cotações da Bloomberg. O produto simples poderá descer dos actuais 1,143 euros, em média, para apenas 1,11 euros.
Constitucional chumba avaliação de professores. O Tribunal Constitucional declarou ilegal a prova de acesso à carreira docente. A decisão foi tornada pública esta sexta-feira. A prova destina-se a professores contratados, com menos de cinco anos de serviço, e realiza-se anualmente. Até ao momento realizaram-se já duas provas e estava previsto que a terceira se realizasse no próximo dia 18 de Dezembro.
Eurodeputados pedem investigação a Isabel dos Santos. Quatro eurodeputados do Intergrupo Parlamentar para a Integridade e Transparência, incluindo a eurodeputada portuguesa Ana Gomes, pediram à Comissão Europeia, à Autoridade Bancária Europeia (ABE), ao Banco Central Europeu (BCE) e ao Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) para que "averiguem, no contexto das suas competências, a legalidade da compra da empresa portuguesa Efacec pela Senhora D. Isabel dos Santos, filha do presidente angolano José Eduardo dos Santos, face à legislação europeia anti-branqueamento de capitais".
Pobreza em Portugal aumenta. A pobreza em Portugal subiu e atinge agora 19,5% da população, um patamar que coloca o País nos dois milhões de pobres, níveis que não se viam desde 2004. As crianças foram o grupo mais afectado. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta sexta-feira, Dia Internacional de Erradicação da Pobreza, mostram que a taxa de intensidade da pobreza subiu 0,7 pontos em 2013, afectando nesse ano 19,5% da população portuguesa.
Brasil mais perto do "lixo". A Fitch anunciou na quinta-feira a decisão de cortar o "rating" do Brasil em um nível, de "BBB" para "BBB-", colocando assim a notação financeira do país a um nível do patamar considerado "lixo", ou seja, a partir do qual a agência considera que os investimentos são especulativos. O aumento do endividamento público, o ambiente político, que está a aumentar os desafios de uma consolidação orçamental, e a perspectiva de uma queda da economia mais profunda justificam o corte de "rating" da Fitch.
Os vídeos do Negócios
Porque sobe a luz?
Reformas antecipadas.
Saiba quem elegeu.
Onde ir no fim-de-semana? O Negócios sugere-lhe um conjunto de propostas gratuitas, porque a diversão também pode ser feita sem custos. E não só. Veja aqui o que lhe recomendamos.
Mais lidas