pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

O dia num minuto: Dívida, investimento, apostas e as críticas do Papa à elite de Davos

Portugal colocou mais dívida do que o previsto. O ministro Caldeira Cabral diz que vem aí investimento e o Governo admite partilhar a gestão da TAP. O Papa Francisco lançou críticas à elite de Davos.

24-11-2015_18_43_43 Manuel Caldeira Cabral
24-11-2015_18_43_43 Manuel Caldeira Cabral Miguel Baltazar
20 de Janeiro de 2016 às 20:00

Portugal coloca mais dívida que o previsto. O Estado conseguiu colocar esta quarta-feira, 20 de Janeiro, 1,8 mil milhões de euros no leilão de bilhetes do Tesouro a seis e a 12 meses, segundo o IGCP. O valor é superior ao montante indicativo para a operação que ia até 1,5 mil milhões de euros. No prazo a seis meses o montante colocado foi de 550 milhões de euros, com uma taxa média ponderada de -0,013%. O Estado conseguiu manter os juros negativos nesta maturidade. Na última operação comparável, realizada em Novembro, o juro foi de –0,018%. A procura pelos títulos a seis meses superou em 2,35 vezes a oferta. Em Novembro, este rácio tinha sido de 2,72 vezes.

Caldeira Cabral, os descontentes e o investimento. Manuel Caldeira Cabral considera normal que alguns investidores financeiros estejam descontentes com processo do Novo Banco e tenham feito "algum alarido na imprensa internacional". Apesar destes sinais, o governante está confiante que o investimento estrangeiro não vai diminuir. O ministro da Economia fez estas declarações à margem da apresentação oficial do Altice Labs, centro de investigação do grupo que vai ter o quartel-general em Aveiro, que foi apresentado esta quarta-feira, 20 de Janeiro. Manuel Caldeira Cabral sublinhou que não espera uma queda do investimento estrangeiro em Portugal. Aliás, de acordo com o governante, "nas próximas semanas, vamos ter vários exemplos de investimentos estrangeiros em Portugal, de empresas que mantêm a confiança não só no Governo e nas instituições portuguesas, mas nos trabalhadores".

Governo admite partilhar gestão da TAP. O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, sublinhou esta quarta-feira no Parlamento que o Governo admite partilhar a gestão da TAP com a Atlantic Gateway, com que tem estado a negociar a recuperação da maioria do capital da companhia aérea para o Estado. "Encaramos com normalidade a partilha da gestão com o consórcio privado", afirmou o ministro na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas. Na sua intervenção inicial, Pedro Marques realçou a perenidade do "hub" de Lisboa e os voos da TAP para a lusofonia como sendo razões essenciais para que o Estado seja maioritário no capital da TAP e "continue a ter uma palavra a dizer".


Pedro Marques: "Encaramos com normalidade partilha de gestão da TAP com privados"
A carregar o vídeo ...
tpa.mp4

Apostem na descida das obrigações portuguesas, diz o Natixis. Os analistas do Natixis recomendaram aos seus clientes a aposta na descida do valor das obrigações portuguesas. "A instabilidade política – combinada com a possível perda de elegibilidade para o programa de compra de activos do sector público – é, na nossa perspectiva, uma bomba-relógio", referem os especialistas do banco numa nota de investimento a que o Negócios teve acesso. Uma das principais preocupações é sobre qual será a decisão da DBRS sobre o ‘rating’ da República. A agência canadiana é a única considerada pelo BCE que classifica Portugal em nível de investimento. Caso desça a notação, a inclusão das obrigações portuguesas no programa de compras do BCE fica ameaçada.

Facebook vai ajudar a medir audiências de televisão. A empresa de estudos de mercado Nielsen vai passar a utilizar os comentários e apreciações dos utilizadores da Facebook sobre programas televisivos na sua metodologia de medição das audiências das cadeias de televisão. O anúncio da parceria com a rede social foi feito esta quarta-feira, permitindo incluir as opiniões dos seus utilizadores sobre programas de televisão no sistema de medição de audiências. A nova ferramenta, designada "Social Content Ratings", também vai integrar as opiniões dos espectadores no Twitter, que já são monitorizadas há três anos. O serviço será lançado no primeiro semestre deste ano e estará disponível em quatro mercados: EUA, México, Itália e Austrália.

Dona do Meo de olho nos media. O fundador da Altice, Patrick Drahi, admitiu que está interessado em activos de media portugueses. "Estamos a olhar para activos de media portugueses", Drahi, fundador e "chairman" da Altice, à margem do evento de apresentação do Altice Labs, em Aveiro. O gestor explicou que em todos os países onde são líderes ou ocupam o segundo lugar do mercado de telecomunicações, o grupo tem activos de media. Por isso, sendo a PT Portugal líder em Portugal, é uma estratégia para ser seguida também em relação aos media portugueses, revelou.

A perplexidade do "chairman" da Bial. O "chairman" da Bial, Luís Portela, reiterou esta quarta-feira, 20 de Janeiro, que a farmacêutica portuguesa continua sem conhecer as causas que levaram à morte do voluntário que participava no ensaio clínico de uma nova molécula e obrigaram outros cinco a ser hospitalizados, em França. Nas suas primeiras declarações sobre o sucedido, Luís Portela, que liderou a farmacêutica entre 1979 e 2011, quando passou a presidente não-executivo, sublinhou que "até hoje não sabemos, não conhecemos as causas" da morte ocorrida no domingo. E destacou que aos "cerca de 100 primeiros voluntários envolvidos" nestes ensaios, "nada aconteceu". Só "agora, de repente", houve manifestações adversas.

Papa diz que líderes de Davos criaram pobreza. O Papa Francisco disse esta quarta-feira à elite que se reúne em Davos que deve considerar a sua própria responsabilidade na criação de pobreza e pediu que não se ignore o choro dos mais pobres. Numa mensagem lida por um cardeal de topo do Vaticano em Davos, o Papa Francisco decidiu colocar o dedo na ferida e exigir responsabilidades a empresários, líderes políticos, investigadores, empreendedores e activistas que compõem a restrita elite convidada a estar presente na 46.ª edição do Fórum Económico Mundial. Francisco – que fez da defesa dos mais pobres um dos bastiões do seu papado – disse aos presentes que "chorar pela dor dos outros não significa somente partilhar do seu sofrimento, mas também, e acima de tudo, permite compreender que as nossas próprias acções são a causa da injustiça e da desigualdade".

Morreu o arquitecto Nuno Teotónio Pereira. O arquitecto Nuno Teotónio Pereira, de 93 anos, uma das mais destacadas figuras do urbanismo e da habitação em Portugal, morreu esta quarta-feira, em Lisboa. Nascido em Lisboa, em 1922, formou-se em arquitectura pela Escola de Belas Artes de Lisboa, foi autor e co-autor de dezenas de projectos e também um histórico defensor de direitos cívicos e políticos durante o regime salazarista. Em Abril de 2015, Nuno Teotónio Pereira foi distinguido com o Prémio Universidade de Lisboa 2015, pelo exercício "brilhante" na área da arquitectura e como "figura ética".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio