Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BdP Videocast: Da inflação ao comércio, futuros rostos da economia debatem a atualidade

Vencedores do Prémio Jacinto Nunes são os protagonistas de três conversas sobre os desafios económicos mundiais. O primeiro episódio, divulgado esta quinta-feira no site do Negócios, vai centrar-se nos riscos de uma desglobalização em curso.

A carregar o vídeo ...
Negócios jng@negocios.pt 26 de Janeiro de 2023 às 12:00
Em comum têm o gosto pelos números e o facto de serem os melhores alunos nos cursos de Economia em Portugal. A partir desta quinta-feira, o Banco de Portugal (BdP) senta-os à mesa com economistas do supervisor financeiro para um novo videocast onde são debatidos os temas mais relevantes da atualidade.

Tiago Campos, da Católica Porto – Business School, e Simão Silva, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, são os primeiros convidados deste novo formato que o regulador lança e que o Negócios divulga no seu site. A interlocutora neste debate sobre os riscos de uma desglobalização é a economista do BdP Joana Garcia.

Os desafios do Brexit ou a guerra na Ucrânia servem de pano de fundo ao debate de ideias entre estes dois vencedores do Prémio Jacinto Nunes de 2022.


O segundo episódio, na próxima semana, é dedicado à desigualdade e às políticas de combate a este problema económico. William Backes, da Universidade de Aveiro, Rui Gomes, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e Daniel Vela Mata, da Católica Lisbon - School of Business and Economics, conversaram com a economista Lara Wemans, do Banco de Portugal.

A série termina com o videocast sobre inflação e política monetária, em que Luís Gonçalves Pereira, da NOVA School of Business and Economics, Miguel Inverneiro, do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão, e Manuel Barbosa Pereira, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, trocaram opiniões com a economista Sandra Gomes, do Banco de Portugal.



O Banco de Portugal atribui anualmente o Prémio Professor Jacinto Nunes aos alunos que obtiveram a melhor média final na licenciatura em Economia nos estabelecimentos de ensino superior cuja nota do último candidato admitido, nas duas primeiras fases de candidatura, tenha sido igual ou superior a 140 pontos.

Na última edição (2021/2022), além dos oito vencedores que participaram nos videocasts, foi ainda distinguida Mariana Leite Silva, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Ciente da importância da formação académica e também da necessidade, enquanto órgão de comunicação, de olhar para públicos mais jovens, o Negócios associa-se ao supervisor na divulgação destas conversas.


 

Ver comentários
Saber mais BdP Videocast Banco de Portugal Negócios economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio