Berlim avisa Londres: Falta de acordo terá consequências "significativas"
O ministro das finanças germânico avisa o Reino Unido que a ausência de um acordo teria "consequências muito significativas para a economia britânica".
O ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, alertou hoje o Reino Unido sobre as "consequências significativas" para a economia britânica caso as negociações com a União Europeia (UE) fracassarem no que respeita a um acordo comercial após o 'Brexit'.
Uma situação não regulamentada teria "consequências muito significativas para a economia britânica", afirmou Olaf Scholz, durante uma conferência de imprensa em Berlim, no final de uma reunião dos ministros das finanças da UE.
Em contrapartida, Scholz espera que a Europa seja capaz de fazer face à saída britânica, "depois dos preparativos que já foram feitos".
O ministro alemão, porém, disse ainda esperar que as negociações com Londres "alcancem um bom resultado".
O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Paolo Gentiloni, também presente em Berlim, declarou que cabia agora a Londres "restaurar a confiança" com a UE.
"Em qualquer caso, estamos preparados para enfrentar qualquer resultado negativo extraordinário desta discussão", acrescentou o ex-primeiro-ministro italiano.
Após a saída formal do Reino Unido da UE, em 31 de janeiro, os britânicos e a União iniciaram negociações sobre seu futuro relacionamento comercial e de segurança.
Porém, as negociações estagnaram durante meses e o acordo comercial entre as duas partes, que deveria evitar a reintrodução de taxas alfandegárias, está difícil de alcançar.
Numa altura em que as negociações para evitar um "não acordo" em 1 de janeiro próximo permanecem num impasse, Londres culpou Bruxelas pela origem da disputa que envenenou, na semana passada, uma nova ronda de negociações.
Mais lidas