Calendário do TGV será definido na cimeira de Novembro
O calendário das linhas de Comboio de Alta Velocidade (TGV) entre Portugal e Espanha será definido em Novembro, durante a próxima cimeira entre os dois países, disse hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.
(corrige: calendário definido em Dezembro resume-se à ligação Porto-Vigo)
O calendário das linhas de Comboio de Alta Velocidade (TGV) entre Portugal e Espanha, através da ligação Porto-Vigo, será definido em Novembro, durante a próxima cimeira entre os dois países, disse hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.
Mário Lino falava após uma reunião com o presidente da Xunta da Galiza, Emílio Pérez Tourinõ, durante a qual os dois governantes debateram as ligações rodoviárias e ferroviárias entre Portugal e Galiza, nomeadamente a ligação Porto/Vigo através de TGV.
Mário Lino adiantou que após algumas «reanálises» na linha Porto/Vigo devido a «razões financeiras e alterações de percurso», o «calendário deverá ser apresentado em Novembro», na próxima cimeira entre Portugal e Espanha, que se irá realizar em Novembro neste último país.
O chefe do executivo galego, que se encontra de visita a Portugal, manifestou-se convicto da prioridade da ligação ferroviária Vigo/Porto, na sequência de uma conversa tida com o primeiro-ministro português, José Sócrates.
«As ligações ferroviárias entre os dois países são uma espécie de cordão umbilical e permitirão a circulação permanente de passageiros e mercadorias entre os dois espaços económicos», especialmente entre a Galiza e o Norte de Portugal, sublinhou Pérez Touriño.
O presidente do governo regional galego adiantou que tanto o ministro Mário Lino como o primeiro-ministro «mostraram a melhor vontade em implementar» os projectos do TGV entre os dois países, defendendo que essa implementação se realize no «prazo mais curto possível».
Segundo Emílio Pérez Tourinõ, a linha Porto/Vigo deverá estar «pronta no mesmo prazo da de Lisboa/Madrid».
«Falar de prazos é sempre uma tentação, mas primeiro é preciso caracterizar e estudar a linha», lembrou o responsável galego, admitindo que «na próxima cimeira Portugal/Espanha já se possa marcar um horizonte temporário».
«Há ainda estudos e, no caso específico da ligação Porto/Vigo, há a hipótese de ser [uma ligação] mista, para passageiros e mercadorias», acrescentou o ministro das Obras Públicas.
Mário Lino lembrou ainda o facto de terem sido definidas em anteriores cimeiras quatro ligações TGV com Espanha: Lisboa/Madrid, Faro/Huelva, Aveiro/Salamanca e Porto/Vigo.
Mais lidas