Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Congresso dos EUA aprova financiamento do governo por mais uma semana

É uma medida de muito curto prazo, mas permitirá que o governo norte-americano não entre em "shutdown" amanhã, 29 de Abril, o que representaria uma paralisação dos serviços públicos.

Bloomberg
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 28 de Abril de 2017 às 19:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Câmara dos Representantes e o Senado – as duas casas do Congresso – dos EUA tinham de aprovar até hoje um projecto de lei no valor de um bilião de dólares para o governo norte-americano ser financiado até 30 de Setembro e não entrar em "shutdown" a partir de amanhã, 29 de Abril.

 

Esse valor não foi viabilizado na íntegra, mas o Congresso conseguiu aprovar um acordo de financiamento de curto prazo que permitirá que os serviços do governo federal se mantenham operacionais durante mais uma semana, avança o The Washignton Post.

 

A Câmara dos Representantes aprovou com 282 votos a favor e 30 contra, ao passo que no Senado a proposta recebeu aprovação unânime logo a seguir.

 

Agora, os negociadores de ambos os lados vão trabalhar em conjunto ao longo deste fim-de-semana, no sentido de chegarem a acordo e finalizarem um acordo de mais longo prazo que financie o governo federal até ao final de Setembro – que é quando termina o actual ano fiscal.

 

A lei de financiamento do Estado federal norte-americano abrange várias áreas, da Agricultura à Defesa. 

 

Os negociadores estiveram até tarde, ontem, a tentar elaborar um acordo que definisse um prazo maior, mas isso não foi possível por existirem ainda diferendos por resolver, sublinha o The Washington Post.

 

Em 2011, recorde-se, a aprovação de um aumento do chamado tecto de endividamento dos EUA "debt ceiling") demorou, tendo sido criado um grande impasse que levou à paralisação de todos os serviços públicos do país após o Verão - e que levou a que a Standard & Poor's cortasse, pela primeira vez, o rating soberano de triplo A dos Estados Unidos. Agora, com este projecto de financiamento, poderia vir a acontecer o mesmo, mas ganhou-se mais uma semana para tentar delinear um acordo.

Ver comentários
Saber mais Câmara dos Representantes Senado Congresso EUA política
Mais lidas
Outras Notícias