Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo de energia primária cai em Portugal

O consumo de energia primária em Portugal caiu 3,6% no ano passado, de acordo com um relatório da BP. A petrolífera sublinha que os dados da DGE - que incluem todos os tipos de energia - apontam para um acréscimo de 1% no consumo nacional.

Ana Suspiro asuspiro@mediafin.pt 21 de Julho de 2003 às 19:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O consumo de energia primária em Portugal caiu 3,6% no ano passado, de acordo com o BP Statistical Review of World Energy de 2003. No seu comunicado, em relação a Portugal, a petrolífera sublinha que os dados da Direcção-Geral de Energia - que incluem todos os tipos de energia - apontam para um acréscimo de 1% no consumo nacional.

A retracção nacional é explicada por uma queda superior a 50% (54,7%) no consumo de energia hidroeléctrica (fornecidas pelas barragens), usada para produzir electricidade.

O gás natural, como já vem sendo hábito, regista o maior crescimento - 21%. Não só pela sua maior utilização pelo sistema electro-produtor, mas também pela expansão da rede de distribuição. Também a procura de carvão (usado em centrais térmicas) cresceu 3,7% em Portugal.

O relatório da BP, que mede o pulso ao consumo anual de petróleo, gás natural, carvão, hidroeléctrica e nuclear - energias primárias, aponta para um crescimento mundial de 2,6% no ano passado, superior à tendência verificada em anos anteriores.

A China, com um crescimento de 20% na procura de energia, foi a principal responsável pelo bom comportamento do mercado a nível mundial em 2002.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias