Criadores de bovinos em Espanha acusam Contador de manchar bom nome do sector
A Associação espanhola de Produtores de Carne de Bovino (ASOPROVAC) mostrou o seu desagrado perante a absolvição do ciclista Contador e o pressuposto de que a "culpa" foi do bife que comeu antes da prova.
Os produtores de carne bovina em Espanha não ficaram satisfeitos com o facto de o ciclista Alberto Contador ter sido ilibado da acusação de “doping”.
A Federação espanhola de Ciclismo ilibou Contador e levantou a proibição de participar em provas durante um ano que lhe tinha sido imposta em finais do mês passado, anunciou ontem a imprensa internacional.
Recorde-se que as análises feitas a Alberto Contador deram positivas para “doping” devido à existência da substância “Clembuterol” - que tem propriedades semelhantes à adrenalina, actuando como um estimulante - quando venceu a Volta a França no ano passado. Este resultado foi divulgado em Agosto, um mês após o seu triunfo.
Contador insistiu sempre que a substância detectada tinha a ver com o facto de ter comido um bife com carne oriunda de Espanha, que lhe foi preparado durante a prova de ciclismo em França.
O Clembuterol pode ser usado para a engorda do gado, mas está proibido na União Europeia. Agora que a Federação espanhola de ciclismo aceitou a versão dos factos apresentada por Contador, a culpa recai sobre... o bife. E, por isso, mesmo a ASOPROVAC considera que isso mancha a sua reputação, pelo que reagiu com um comunicado em tom feroz, refere a Bloomberg.“O ciclista ataca este sector de produção com impunidade e falseia a verdade, levando a que sejam questionados os exaustivos sistemas de controlo aplicados à carne de bovino na União Europeia e também no nosso país”, sublinha o comunicado da associação.A ASOPROVAC põe assim em causa as afirmações de Contador, que disse que a carne que comeu continha aquela substância ilegal. “Isso é totalmente falso. Em 2010, as autoridades realizaram 14.179 controlos e não houve um único caso positivo para o clembuterol”, contesta a associação, citada pela Bloomberg.Desta forma, a associação acusa Contador de “manchar o bom nome de todo o sector só para limpar o seu, sem apresentar quaisquer provas”, sublinha o “La Voz de Galicia”. Por isso, em nome de mais de 3.000 criadores de bovinos, a ASOPROVAC remeteu o caso para a Procuradoria-Geral.
Contador está actualmente a participar na Volta ao Algarve, em representação da equipa do Saxo Bank.
Mais lidas