pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Despesa com pessoal cai mais de 12% apesar dos aumentos salariais

A despesa do Estado com pessoal vai diminuiu em mais de 12%, de acordo com o Orçamento do Estado para 2009. Esta redução surge numa altura em que foram anunciados aumentos salariais de 2,9%. O ministro das Finanças justifica a diminuição da despesa com a redução de funcionários públicos e alterações contabilísticas. Em 2008 o número de funcionários públicos desceu em 12 mil.

15 de Outubro de 2008 às 10:54

A despesa do Estado com pessoal vai diminuir em mais de 12%, de acordo com o Orçamento do Estado para 2009. Esta redução surge numa altura em que foram anunciados aumentos salariais de 2,9%. O ministro das Finanças justifica a diminuição da despesa com a redução de funcionários públicos e alterações contabilísticas.

O Governo anunciou ainda ontem, um aumento salarial de 2,9% para a função pública, um valor que supera a taxa de inflação estimada.

Ainda assim, o Governo prevê uma redução da despesa com pessoal em 12,2% para os 18,7 mil milhões de euros em 2009, ou sejam menos 2,59 mil milhões do que este ano.

Teixeira dos Santos explicou a redução de despesa com a manutenção da regra, estabelecida em 2006, onde foi estipulado que por cada duas pessoas que saiam da administração pública só entra uma.

Além disso, explicou o responsável, houve a introdução de uma regra contabilística, relacionada com as transferências dos descontos dos funcionários da administração pública para a caixa de aposentações, o que tem um efeito de redução de despesas.

Redução de 12 mil pessoas em 2008

O números de funcionários públicos diminuiu em 12 mil, este ano, de acordo com os dados divulgados pelo Governo esta manhã.

Teixeira dos Santos revelou ainda que, no últimos três anos, houve uma redução de 51.486 funcionários públicos

Ver comentários
Publicidade
C•Studio