Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Empresas têm até 22 de Julho para entregar IES

O Governo estendeu até 22 de Julho o prazo para as empresas fazerem a declaração da IES (Informação Empresarial Simplificada), mantendo os formulários iguais ao ano anterior.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 14 de Junho de 2016 às 20:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os contabilistas tinham pedido que a entrega da IES fosse alargada até Setembro, mas o Governo, embora tenha estendido o prazo, determinou que as declarações de Informação Empresarial Simplificada sejam entregues até 22 de Julho.

Em comunicado enviado às redacções, o Ministério das Finanças informou que decidiu "permitir a entrega da mencionada declaração até ao próximo dia 22 de Julho, sem quaisquer acréscimos ou penalidades".

Isto porque a Autoridade Tributária (AT) disponibilizou mais tarde a aplicação para a submissão da declaração online relativamente ao ano de 2015. E muito embora não haja mudanças nos formulários, que se mantiveram iguais face ao ano passado. 

O Ministério acrescenta, ainda, que "é agora disponibilizada no Portal das Finanças a aplicação de submissão da IES, bem como as indicações relativas aos referidos ajustamentos declarativos".

Este ano, e com referência às informações de 2015, o Governo manteve os formulários da IES, cujas alterações implicam, acrescenta o Ministério, adaptações dos sistemas informáticos dos contribuintes e inerente aumento das despesas operacionais das empresas. Ainda assim, as alterações legislativas em vigor obrigam a ajustamentos e as Finanças garante quem a AT irá divulgar esses ajustamentos junto dos contribuintes.

Mas, acrescenta a mesma fonte, está a ser preparada pelo Governo "a simplificação da IES".

A entrega da IES inicia-se, por regra, a 1 de Junho e termina a 15 de Julho, mas este ano a matriz da IES não estava, até agora, disponível. As Finanças dizem que agora já está. Foi por isso que esta segunda-feira, 13 de Junho, em comunicado de imprensa, a Anaco (Associação Nacional de Contabilistas) pediu o adiamento da entrega até Setembro.

Ver comentários
Saber mais IES empresas declarações Fisco
Outras Notícias