Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha investe mil milhões de euros na Agência Espacial Europeia

O ministro da Indústria espanhol, Joan Clos, apresentou ontem o Plano Estratégico do Espaço, que prevê um investimento de 1,071 mil milhões de euros nesta indústria para os próximos oito anos e cujo objectivo passa por dar aos espanhóis um peso de 8% na A

Filipe Paiva Cardoso filipecardoso@mediafin.pt 21 de Dezembro de 2006 às 09:32
  • Partilhar artigo
  • ...

O ministro da Indústria espanhol, Joan Clos, apresentou ontem o Plano Estratégico do Espaço, que prevê um investimento de 1,071 mil milhões de euros nesta indústria para os próximos oito anos e cujo objectivo passa por dar aos espanhóis um peso de 8% na Agência Espacial Europeia, percentagem semelhante ao peso espanhol no PIB da União Europeia.

Segundo o programa apresentado, a contribuição espanhola para a Agência Espacial Europeia (ESA) ascenderá aos 185 milhões de euros no próximo ano e aos 208 milhões em 2008, totalizando então os 1,071 mil milhões no final de 2011.

No ano que agora termina os espanhóis investiram 166 milhões na ESA.

O objectivo do Governo de Zapatero passa por conseguir ser responsável por 8% do orçamento total da ESA, contra os 6% actuais. O director-geral do CDTI (Centro para o Desenvolvimento Tecnológico e Digital) sublinhou que os retornos dos investimentos públicos espanhóis na indústria espacial "já há muitos anos que são superiores aos 100%".

Um outro objectivo deste investimento passa por ver reconhecida a estação espacial de Villafranca del Castillo, na região de Madrid, como mais uma base oficial da ESA.

No plano ontem apresentado, o Governo espanhol anunciou ainda que está a planear construir integralmente um satélite em 2010, que se destinará à observação da Terra.

Com um custo estimado de 200 milhões de euros, e uma vida útil entre os cinco e os oito anos, este satélite destinar-se-á a aplicações cartográficas, devendo criar cerca de mil postos de trabalho durante a construção.

Ver comentários
Outras Notícias