Euro sobe pela quinta sessão consecutiva
A moeda única europeia está a subir pela quinta sessão consecutiva e negoceia acima dos 1,45 dólares impulsionado pela resposta à crise orçamental da Grécia e por expectativas de subida dos juros.
O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, conseguiu a aprovação de medidas adicionais de austeridade e os bancos alemães acordaram juntar-se aos franceses para ajudarem a refinanciar a dívida de Atenas. As medidas aprovadas no parlamento grego permitem ao país cumprir o acordo com a troika e desencadear o pagamento da quinta tranche do empréstimo concedido pela troika ao país.
Paralelamente, o líder do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet sinalizou que os responsáveis pela política monetária na Europa já estão a considerar novo aumento das taxas de juro.
"Os riscos de curto prazo claramente diminuíram com a aprovação das leis e os bancos europeis a indicarem que vão participar" na ajuda à Grécia, disse o responsável por estratégia cambial do Commerzbank, Ulrich Leuchtmann, à Bloomberg. "A crise da Zona Euro só ainda não teve um impacto no seu valor este ano como no passado, porque o BCE tem conduzido uma política monetária completamente independente do que se tem passado com a Grécia e Portugal", referiu o mesmo responsável.
Jean-Claude Trichet disse ontem que vai manter uma "forte vigilância" sobre a inflação e sublinhou a possibilidade de uma subida dos juros na próxima reunião de 7 de Julho de governadores do Banco Central Europeu.
Mais lidas