Fundador do Wikileads vai candidatar-se ao Senado australiano
Julian Assange vai concorrer ao Senado australiano em 2013, em defesa de um Governo mais aberto.
Julian Assange (na foto) vai concorrer ao Senado australiano em 2013, em defesa de um Governo mais aberto, informou hoje a imprensa local.
Em entrevista ao jornal “Sydney Morning Herald”, Julian Assange garantiu que se for eleito vai usar o cargo para minimizar as "excessivas restrições" ao livre acesso à informação, argumentando que os cidadãos têm "todo o direito de viver as suas vidas sem a interferência do Estado e de políticos que agem por interesse."
O fundador do WikiLeaks explicou que a motivação para a candidatura surgiu depois dos comentários da primeira-ministra australiana, Julia Gillard, que classificou as acções do portal como "ilegais e irresponsáveis".
Julian Assange está em liberdade condicional no Reino Unido, a aguardar a decisão do Supremo Tribunal sobre a extradição para a Suécia por agressão sexual.
A extradição para a Suécia poderá abrir caminho para ser entregue às autoridades norte-americanas que pretendem acusar Assange de divulgar documentos confidenciais através do Wikileaks.
Mais lidas