Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Galp, BP e Repsol sobem gasolinas em mais de três cêntimos numa semana

A Galp Energia, a BP e a Repsol aumentaram os preços dos combustíveis, com a subida das gasolina a superar os três cêntimos numa semana em todas as petrolíferas. Os preços do gasóleo também foram alterados apesar do aumento ter sido inferior. Esta semana

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 08 de Abril de 2005 às 15:10

A Galp Energia, a BP e a Repsol aumentaram os preços dos combustíveis, com a subida das gasolina a superar os três cêntimos numa semana em todas as petrolíferas. Os preços do gasóleo também foram alterados apesar do aumento ter sido inferior. Esta semana as empresas subiram os preços de referência duas vezes.

A Galp Energia subiu hoje os preços dos combustíveis, aumentando em 2,4 cêntimos os preços das duas gasolinas e em um cêntimo o gasóleo. A anterior alteração que a Galp fez dos preços foi no último Sábado. Estas duas revisões dos preços dos combustíveis representam um aumento de 3,4 cêntimos nas duas gasolinas e de um cêntimo no gasóleo, nos últimos seis dias.

A partir de hoje a Galp recomenda que o litro da gasolina sem chumbo 95 octanas seja vendido a 1,109 euros, o que compara com os 1,085 euros praticados até ontem e desde Sábado. O preço da gasolina sem chumbo 98 octanas aumentou para 1,174 euros, face aos 1,15 euros. O litro do gasóleo teve um aumento menor, de um cêntimo, passando de 0,899 euros para os 0,909 euros.

A BP também subiu hoje os preços da gasolina em 2,5 cêntimos, sendo o segundo aumento em quatro dias. A petrolífera também subiu o valor do gasóleo em 0,2 cêntimos.

A BP recomenda que a partir de hoje os postos de abastecimento cobrem 1,111 euros por litro de gasolina sem chumbo 95 octanas, o que representa um aumento de 3,4 cêntimos face à semana passada. O litro do gasóleo passa a custar 0,899 euros, depois de na última terça-feira, altura em que mexeu nos preços da gasolina, ter mantido inalterado o preço do combustível.

A partir de amanhã os preços dos combustíveis nos postos de abastecimento da Repsol aumentam em 2,6 cêntimos no caso da gasolina sem chumbo 95 octanas e em 0,9 cêntimos no caso do gasóleo, segundo fonte oficial da empresa.

A Repsol recomenda que a partir das 00h00 de dia 9 de Abril, o litro da gasolina 95 seja vendido por 1,111 euros e o gasóleo custe 0,908 euros. O último aumento dos preços dos combustíveis na Repsol também foi no Sábado, o que significa que, em seis dias, a gasolina subiu 3,7 cêntimos e o gasóleo aumentou um cêntimo.

Apesar do petróleo estar a registar hoje a quinta queda consecutiva, na segunda-feira atingiu novos máximos, com o «brent», negociado em Londres, a atingir os 57,65 dólares e o crude, transaccionado em Nova Iorque, a negociar nos 58,28 dólares. O desfasamento entre o valor do produto refinado e os combustíveis é de quatro a cinco dias, segundo explicou em Fevereiro ao Jornal de Negócios Online António Túlio, director de comunicação da Galp.

Um dos factores que influencia os preços dos combustíveis acabados (gasolina e gasóleo) é a pressão que os EUA exercem na mudança de estação. O mercado norte-americano usa diferentes tipos de gasolina no Verão e no Inverno e na transição exercem pressão no mercado porque renovam os seus «stocks» daquela matéria, de acordo com declarações do mesmo responsável.

Nos EUA tem-se registado um decréscimo das reservas de gasolina, o que aumenta a preocupação em relação à produção das refinarias antes do pique da procura de gasolina que ocorre no Verão. A agravar a situação, as refinarias já estão a operar perto da sua capacidade máxima.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio