Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo espanhol estuda ligar salário dos funcionários públicos à produtividade

O Governo espanhol está a “estudar” uma maneira de fazer depender o vencimento dos funcionários públicos da sua produtividade.

Marlene Carriço marlenecarrico@negocios.pt 16 de Novembro de 2010 às 13:07
  • Partilhar artigo
  • 9
  • ...
O vice-primeiro-ministro espanhol, Manuel Chaves, anunciou hoje que a secretária de Estado da Função Pública está a "estudar" formas de associar o salário dos trabalhadores do Estado à sua produtividade. Uma matéria que terá que ser negociada com os sindicatos.

Manuel Chaves disse ainda que o sector privado não presta melhores serviços nem funciona melhor que o governo, mas reconheceu que "logicamente" a administração pública deverá melhorar formação e o prestígio dos seus funcionários.

Em Outubro, o novo presidente do Instituto de Empresa Familiar (IEF), Isak Andic, já tinha proposto que os salários dos novos funcionários do Estado estivessem ligados ao conceito de produtividade. Porém, na altura, o Secretário de Estado das Finanças e Orçamento, Carlos Ocaña, lembrou que "uma parte significativa" dos salários desses trabalhadores já tem em conta a produtividade, numa lógica de bónus e incentivos.

Os mais de 2,6 milhões de funcionários públicos espanhóis sofreram, em Junho, um corte salarial médio de 5%.

Ver comentários
Saber mais Espanha
Outras Notícias