Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ibero-Americana: António Costa defende criação de "concurso de empreendedorismo jovem"

O primeiro-ministro português considerou este sábado que a comunidade ibero-americana deve investir na educação, na ciência e na inovação, e defendeu que se deveria criar "um concurso de empreendedorismo jovem no espaço ibero-americano".

Miguel Baltazar
Lusa 29 de Outubro de 2016 às 22:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Numa intervenção na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, em Cartagena das Índias, na Colômbia, António Costa disse que "a economia global assenta no conhecimento e na interconexão global" e constitui "o ecossistema ideal para o empreendedorismo, abrindo novas oportunidades à capacidade de iniciativa dos jovens ibero-americanos".

"Partilhamos nessa lógica a ideia de se constituir um manual de educação para a inovação e o empreendedorismo no espaço ibero-americano, bem como a plataforma electrónica visando incentivar e facilitar a troca de informação. Outras iniciativas poderiam passar pela criação de um concurso de empreendedorismo jovem no espaço ibero-americano voltado para a sociedade civil", acrescentou.

Sobre o que se tem feito em Portugal, o primeiro-ministro referiu, "mau grado a crise económica recente, o investimento em ciência e educação ao longo das últimas décadas permitiu o aparecimento e uma cultura de jovens empresários nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, bem como nas áreas de tecnologias avançadas como a biotecnologia".

"Neste momento, 50% do novo emprego criado em Portugal é criado por empresas que têm menos de cinco anos. E no primeiro semestre deste ano por cada empresa que encerrou abriram mais de três novas empresas. O Estado, os municípios, têm sabido identificar e incentivar este fenómeno", considerou.

Ver comentários
Saber mais António Costa Cartagena das Índias Colômbia empreendedorismo
Outras Notícias