Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação em Espanha sobe para 3,3% devido ao aumento do preço da eletricidade

Para atenuar o impacto da subida do preço da luz, o Governo espanhol baixou o IVA sobre a eletricidade de 21% para 10% e suspendeu o imposto sobre a produção (7%).

Os preços do gás natural têm pressionado os da eletricidade.
João Cortesão
Lusa 14 de Setembro de 2021 às 11:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A subida dos preços da eletricidade levou a um aumento anual de 3,3% do índice de preços no consumidor (IPC) espanhol em agosto, mais quatro décimas do que em julho e a taxa mais alta desde o outono de 2012.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol informa estar terça-feira que este aumento de preços é principalmente influenciado pelo crescimento anual de 34,9% da eletricidade.

Para atenuar o impacto destes aumentos, o Governo espanhol baixou o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) sobre a eletricidade de 21% para 10% e suspendeu o imposto sobre a produção (7%).

Sem ter em conta estas reduções, de acordo com o INE, o IPC anual teria tido um aumento de 3,6%.

A inflação aumentou em agosto pelo sexto mês consecutivo, ultrapassando a taxa de 3% que não atingia desde o outono de 2012, quando foi de 3,5% em outubro e de 3,4% em setembro.

Os alimentos e as bebidas não alcoólicas também aumentaram 1,9% em agosto, duas décimas de ponto percentual acima do mês de julho, devido ao aumento do preço fruta, em comparação com a queda do ano passado.

O transporte, outro dos grupos com maior peso nas tendências da inflação, contribuiu com um aumento de três décimos de ponto percentual, para 8,8%.
Ver comentários
Outras Notícias