Economia Isabel dos Santos cai quase 300 lugares na lista dos mais ricos do mundo

Isabel dos Santos cai quase 300 lugares na lista dos mais ricos do mundo

A lista dos mais ricos do mundo, elaborada pela Forbes, está este ano “mais pobre” no que respeita à representação portuguesa. Só há um português na lista. Isabel dos Santos manteve-se, mas registou uma queda considerável na posição, ainda que o valor da sua fortuna não tenha sofrido uma descida muito acentuada.
Sara Antunes 07 de março de 2018 às 15:42

Isabel dos Santos tem uma fortuna avaliada em 2,6 mil milhões de dólares, um valor que é 500 milhões de euros inferior ao valor apurado no ano passado, segundo a lista da Forbes publicada esta terça-feira, 6 de Março. Esta redução de fortuna, conjugada com valorizações expressivas de outras fortunas, arrastou a empresária angolana por quase 300 lugares.

Em 2017, Isabel dos Santos ocupava a 630.ª posição. Este ano, a sua fortuna é a 924.ª mais elevada do mundo, de acordo com a Forbes.

 

Quanto a representações portuguesas, este ano há apenas uma: Maria Fernanda Amorim, viúva de Américo Amorim, com uma fortuna avaliada em 5,2 mil milhões de dólares (mais cerca de 800 milhões de dólares do que há um ano). A representante da família Amorim surge na 382.ª posição, o que corresponde a uma subida no "ranking" face ao lugar ocupado no ano passado por Américo Amorim (385.ª). Isto num ano marcado pela morte do empresário nortenho.

 

A família Amorim é a única representação portuguesa neste ranking. No ano passado, além de Américo Amorim, constavam entre os mais ricos do mundo Alexandre Soares dos Santos, na 745.ª posição, com uma fortuna avaliada em 2,7 mil milhões de dólares, bem como Belmiro de Azevedo (1.376.º lugar com uma fortuna avaliada em 1,5 mil milhões de dólares). Recorde-se que este empresário do Norte também faleceu no final de 2017.

 

Jeff Bezos é o mais rico do mundo

 

O líder da Amazon, Jeff Bezos, "destronou" dois gigantes, tornando-se no homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em mais de 100 mil milhões de dólares, muito devido à subida das acções da empresa que lidera. As acções da Amazon valorizaram mais de 20% no espaço de um ano.

 

Em segundo surge Bill Gates, com uma fortuna avaliada em 90 mil milhões de dólares, caindo assim uma posição face ao ano passado. Apesar desta queda no "ranking" a fortuna do fundador da Microsoft aumentou em cerca de quatro mil milhões de dólares no espaço de um ano. Gates encabeçou a lista dos mais ricos 18 vezes nos últimos 24 anos.

 

A fechar o pódio está Warren Buffett, com uma fortuna avaliada de 84 mil milhões de dólares, um aumento de fortuna superior a oito mil milhões de dólares. Mas este aumento expressivo de riqueza não foi suficiente para evitar uma queda da segunda para a terceira posição.

 

Por faixas etárias, o mais rico da lista é um empresário de Singapura, Chang Yun Chung, com 99 anos e uma fortuna avaliada em quase dois mil milhões de dólares. Chang Yun Chung é co-fundador da Pacific International Lines. Na ponta oposta, surge Alexandra Andresen, com 21 anos e uma fortuna avaliada em 1,4 mil milhões de dólares.

 

A mulher que ocupa a posição mais cimeira é Alice Walton, da Walmart, com uma fortuna avaliada em 46 mil milhões de dólares.




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Anónimo 12.03.2018

Ó Boris há coisas que nós não entendemos porque o Jeromo ainda não é o presidente em Tugal. Então, a riqueza é do povo angolano, mas há uma parte que é gerida de forma clara e inequívoca pela nossa querida Isabel.

Anónimo 07.03.2018

Estou com tanta pena da Isabelinha, que até vou roubar para ela !

AA 07.03.2018

A MAMA ACABOU. E ROUBOU MILHARES DE MILHÕES. SÓ POR ISSO É QUE É RICA. E POR CÁ "POLÍTICOS" E "EMPRESÁRIOS" AINDA A LEVAM AO COLO. SÃO IGUAIS A ELA E AO PAIZINHO.

Artur 07.03.2018

Já se nota que o papá não está no poder, acabou-se a roubalheira!!! Pobre povo Angulano durante estaes anos todos a serem roubados...

ver mais comentários
pub