Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

José Sócrates pediu subvenção vitalícia

O Correio da Manhã noticia esta sexta-feira que o ex-primeiro-ministro pediu a subvenção vitalícia atribuída aos políticos e que é com esse valor que vive actualmente. Uma prestação que em 2005 o seu próprio Governo quis deixar de atribuir.

Negócios 29 de Julho de 2016 às 09:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 151
  • ...

José Sócrates afirmou esta quinta-feira, 28 de Julho, que se viu obrigado a pedir a subvenção vitalícia e que é com esse valor que vive actualmente, já que não tem trabalho. A notícia faz a capa da edição desta sexta-feira, 29 de Julho do Correio da Manhã e, segundo o jornal, estará em causa uma pensão na ordem dos 3.800 euros brutos.  

A subvenção vitalícia é uma prestação atribuída aos ex-políticos que tem vindo a ser muito contestada, até pelo próprio Sócrates, quando era primeiro-ministro. Foi aliás o seu primeiro Governo, em 2005, que pôs um ponto final na sua atribuição mas salvaguardou os direitos acumulados até à data de 2005. Isto é, quem já estava a receber pensão a esta data continuou a recebê-la, e quem em 2005 já tinha cumprido o número de anos necessários para a receber, mas ainda não se tinha "reformado da política", não a recebeu mas ficou com o direito de a pedir no futuro.

O ex-primeiro-ministro vem agora dizer que não lhe restou outra hipótese senão recorrer a esta subvenção. 

Sócrates convocou ontem uma conferência de imprensa para rebater a associação entre a Operação Marquês e a investigação da entrada da PT na Oi pelo Ministério Público. E voltou a contestar a forma com está a ser conduzida a investigação na Operação Marquês e o facto de não ter sido ainda deduzida qualquer acusação pelo Ministério Público.

Ver comentários
Saber mais José Sócrates Correio da Manhã Operação Marquês Ministério Público subvenção vitalícia
Mais lidas
Outras Notícias