pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

“Muitos países irão enviar navios de guerra” para manter Ormuz aberto, diz Trump

O presidente norte-americano não forneceu detalhes, mas escreveu na Truth Social que países especialmente afetados pelo encerramento do estreito irão enviar “navios de guerra”. Irão mantém postura desafiante e avisa Emirados Árabes Unidos para preparar evacuações.

Estreito de Ormuz
Estreito de Ormuz Ali Haider / EPA
Negócios 17:23

“Muitos países, especialmente aqueles afetados pela tentativa do Irão de fechar o Estreito de Ormuz, irão enviar navios de guerra, em conjunto com os Estados Unidos da América, para manter o estreito aberto e seguro”,  

O presidente norte americano não deu qualquer detalhe, nomeadamente quanto aos países a que se estaria a referir, mas acrecentou esperar “que a China, a França, o Japão, a Coreia do Sul, o Reino Unido e outros países afetados por esta restrição artificial enviem navios para a área, para que o Estreito de Ormuz deixe de ser uma ameaça por parte de uma nação que foi totalmente decapitada”.  

“Já destruímos 100% da capacidade militar do Irão, mas é fácil para eles enviarem um ou dois drones, largarem uma mina ou dispararem um míssil de curto alcance algures ao longo, ou dentro, desta via marítima, por muito derrotados que estejam”, admitiu, garantindo que “os Estados Unidos continuarão a bombardear intensamente a linha costeira e a afundar barcos e navios iranianos”.

“De uma forma ou de outra, em breve conseguiremos que o estreito de Ormuz esteja aberto, seguro e livre”, rematou. 

A guerra já matou mais de 2.000 pessoas, sobretudo no Irão, e provocou aquela que é já apontada como a maior perturbação no abastecimento de petróleo da história, fazendo subir acentuadamente os preços sobretudo depois a interrupção do tráfego marítimo no estreito de Ormuz, por onde passa cerca de um quinto do petróleo mundial que diariamente sai do Golfo Pérsico. 

Entretanto, o Irão avisou que poderia atingir “esconderijos” dos Estados Unidos nos Emirados Árabes Unidos, depois de um importante centro energético do país ter sofrido perturbações na sequência de um ataque com drone este sábado. 

Com a guerra a entrar na terceira semana, o Irão mantem uma postura desafiante, avisando que partes dos Emirados Árabes Unidos constituem um alvo legítimo e apelando aos civis para evacuarem. "Vamos definitivamente responder a estes ataques, agindo com precaução para que as zonas altamente povoadas não sejam atingidas", avisaram as autoridades.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio