Economia ONU conclui indigitação de Guterres

ONU conclui indigitação de Guterres

Esta quinta-feira a Assembleia-Geral da ONU vai reunir-se e confirmará António Guterres como secretário-geral da organização. O ex-primeiro-ministro fará o seu primeiro discurso enquanto responsável máximo da ONU.
ONU conclui indigitação de Guterres
Miguel Baltazar / Negócios

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) vai reunir-se esta quinta-feira, 13 de Outubro, para tomar uma decisão sobre o novo secretário-geral, depois do Conselho de Segurança ter recomendado o nome de António Guterres.

 

A reunião está agendada para as 10:00, hora de Nova Iorque (15:00 em Lisboa), e deverá confirmar António Guterres como o novo secretário-geral da ONU. Para que o nome do ex-primeiro-ministro português seja ratificado Guterres terá de recolher o apoio de pelo menos dois terços dos países-membros da ONU, o que é mais do que provável até porque nunca até hoje a AG da ONU reprovou um candidato que tivesse sido indicado pelo CS. 

 

António Guterres iniciará já em Janeiro um mandato de cinco anos à frente da ONU, sucedendo no cargo ao sul-coreano Ban Ki-moon, que cumpriu dois mandatos (dez anos).

 

António Guterres fará um discurso na Assembleia-Geral da ONU, depois de aquele organismo aprovar o seu nome para secretário-geral da organização, disseram fontes diplomáticas à Lusa na quarta-feira, 12 de Outubro. O discurso, que terá a duração de cinco a sete minutos, será feito em inglês e francês, e acontecerá depois de os presidentes dos grupos regionais falarem.




Notícias Relacionadas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI