Pais de crianças em isolamento profilático mantêm apoio a 100%
Pais ou avós cujos crianças tenham uma declaração de isolamento profilático podem pedir este subsídio, que foi criado em março de 2020 para apoiar trabalhadores por conta de outrem que faltam ao trabalho nestas condições.
Os pais de crianças até aos 12 anos que tenham de ficar em isolamento profilático por decisão das autoridades de saúde vão continuar a receber apoios a 100%, segundo noticia esta sexta-feira o Público. O subsídio irá manter-se ao longo deste ano letivo, mas continuam de fora situações em que os educandos são enviados para casa porque a escola ou a sala encerram por terem casos de covid-19, mas não é passada qualquer declaração de isolamento.
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclareceu ao diário que o subsídio por assistência a filho ou neto por isolamento profiláctico "está em vigor" ao longo deste ano letivo, que arrancou esta semana na generalidade do país. "A sua atribuição depende da existência de declaração de isolamento profiláctico para o filho ou dependente por parte da autoridade de saúde", explica.
Pais ou avós cujos crianças tenham uma declaração de isolamento profilático podem pedir este subsídio, que foi criado em março de 2020 para apoiar trabalhadores por conta de outrem que faltam ao trabalho nestas condições. Em casos de escolas ou salas encerradas sem declaração de isolamento passada pelo delegado de saúde, os pais têm as faltas justificadas, mas perdem a remuneração e não têm direito a qualquer apoio pelo que a alternativa é meterem férias.
Mais lidas