pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Pires de Lima: Ajustamento português deveu-se ao sector privado

O ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou que o "sucesso do ajustamento português" se deveu muito ao sector privado, considerando que "Portugal é um dos melhores países para investir neste momento".

Bruno Simão/Negócios
20 de Junho de 2014 às 19:46

Num discurso proferido esta sexta-feira em Sintra, na conferência 'Global Business Leaders & Alumni Forum Europe 2014', promovida pelo INSEAD, Pires de Lima afirmou que "muito se fala do progresso que Portugal fez para reduzir o défice" num período de recessão.

"Mas o que talvez não seja suficientemente explicado é que uma parte significativa deste sucesso tem a ver com a nossa mudança económica e com o ajustamento económico de Portugal nos últimos anos. E eu acredito que isto não é só mérito do Governo ou do programa da 'troika', mas é muito mérito do sector privado", acrescentou o governante que, no final da conferência, se escusou a falar aos jornalistas.

António Pires de Lima destacou o comportamento das exportações, adiantando que é objectivo do Governo que atinjam os 50% do Produto Interno Bruto nos próximos anos.

De acordo com o ministro, "esta tendência não depende só de um sector", sendo dinamizada tanto pela agricultura, pelo mobiliário, pelo turismo e pelos serviços de valor acrescentando, como pelos sectores automóvel, aeronáutico e de maquinaria.

Pires de Lima defendeu que "Portugal é um bom sítio para fazer negócios", argumentando que "as empresas que estão a operar em Portugal estão a ganhar quota de mercado em todo o mundo e [que] esta foi a mudança que ocorreu em Portugal nos últimos anos".

O titular da pasta da Economia afirmou que "parece claro que a dinâmica das exportações, o facto de Portugal ter alcançado os objectivos do programa de resgate e a agenda de reformas dos últimos anos estão a ajudar Portugal a posicionar-se como como um país muito interessante para investir".

António Pires de Lima terminou o seu discurso afirmando que "a melhor mensagem" que pode transmitir é que Portugal "provou ao mundo que conseguiu [cumprir os objectivos que se propôs] e que é um dos melhores países para investir neste momento".

A conferência 'Global Business Leaders & Alumni Forum Europe 2014', promovida pelo INSEAD decorre normalmente em Paris e decorre este ano pela primeira vez em Portugal, numa homenagem a António Borges, antigo reitor do instituto mundial de gestão.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio