pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Portugal e mais 8 países do sul da UE pedem trégua efetiva no Líbano e toda a região

Num comunicado conjunto, os países MED9 apelam a "uma desescalada sustentada" e ao cumprimento da trégua em toda a região, incluindo no Líbano, para se poder "avançar nas negociações rumo a uma paz duradoura e sustentável".

Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros
Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros Marcos Borga / Lusa - EPA
09 de Abril de 2026 às 23:32

Os Estados-Membros do sul da União Europeia (MED9), entre os quais Portugal, congratularam-se esta quinta-feira com o cessar-fogo entre Estados Unidos e Irão e apelaram ao cumprimento do mesmo em todo o Médio Oriente, incluindo no Líbano.

Num comunicado conjunto, os países MED9 apelam a "uma desescalada sustentada" e ao cumprimento da trégua em toda a região, incluindo no Líbano, para se poder "avançar nas negociações rumo a uma paz duradoura e sustentável".

"Preocupa-nos profundamente que, infelizmente, a violência continue em grande escala", acrescentaram os 9 países (Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta e Portugal).

Os ministros dos Negócios Estrangeiros ou seus representantes dos MED9 reuniram-se durante o dia em Split, na Croácia, na presença da comissária para o Mediterrâneo, Dubravka Suica, para abordar a situação de instabilidade na região mediterrânica e debater questões de segurança marítima, económica e energética.

O conflito, refere o comunicado final, é "inaceitável" e "pode deteriorar-se ainda mais, com repercussões importantes para a paz e a segurança regionais e mundiais".

As partes envolvida devem respeitar o Direito Internacional, incluindo os princípios da Carta das Nações Unidas ou o Direito Internacional do Mar, "especialmente no que diz respeito à segurança marítima e ao respeito pela liberdade de navegação, incluindo a passagem em trânsito pelo Estreito de Ormuz", adianta.

Numa altura em que o cessar-fogo entre os Estados Unidos e o Irão entra no seu segundo dia, o exército do Kuwait indicou hoje estar a ser alvo de um ataque de 'drones'.

"As defesas aéreas das forças armadas estão atualmente a enfrentar ataques hostis de drones que estão a violar o espaço aéreo do país, visando várias instalações vitais", indicou o exército daquele país do Golfo Pérsico na rede social X.

Em Beirute e no sul e leste do Líbano, dezenas de bombardeamentos israelitas provocaram 303 mortos e 1.150 feridos, segundo o último balanço do Ministério da Saúde libanês, levando Teerão a repor temporariamente o bloqueio ao tráfego marítimo no Estreito de Ormuz e a colocar em dúvida a deslocação dos seus negociadores a Islamabad.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.