Portugal é o sexto país da UE com mais reformas do PRR cumpridas
No cumprimentro dos investimentos Portugal encontra-se a meio da tabela. O país surge como aquele em que o PRR deverá ter menos impacto na melhoria da qualidade institucional.
De acordo com um estudo do Banco Central Europeu, Portugal é o sexto país com mais reformas cumpridas do Plano de Recuperação e Resiliência, avança o ECO esta sexta-feira. Os primeiros lugares da tabela cabem a França, Espanha e Irlanda.
No que toca a investimentos, também é a França que lidera em termos de cumprimento, com grande distância face aos restantes Estados-membros, seguida de Itália e Luxemburgo. Neste capítulo, Portugal encontra-se a meio da tabela. O país surge como aquele em que o PRR deverá ter menos impacto na melhoria da qualidade institucional.
Numa comparação entre cinco países, é em Itália que a bazuca mais contribuirá para a melhoria da qualidade institucional, seguindo da Croácia, Espanha, Portugal e Grécia. Mas quando a comparação é feita ao nível do aumento do PIB potencial, então Portugal cai para último lugar com quase um ponto percentual de distância face à Grécia, que lidera ao acrescentar quase 1,2 pontos percentuais no crescimento médio num período de 15 anos.
Olhando para a Zona Euro, o Banco Central Europeu diz que o Mecanismo de Recuperação e Resiliência vai aumentar o PIB entre 0,2% e 0,6% até 2031.
Até 2023, a bazuca acrescentou 0,1% a 0,2% às economias da Zona Euro e não os 0,5% que se esperava inicialmente, porque a implementação dos Planos de Recuperação e Resiliência nos diferentes Estados-membros está atrasada.
Cerca de metade das verbas a fundo perdido ainda não foram pagas, alerta o BCE, apesar de terem de ser investidas até agosto de 2026. Muitos países ainda têm de implementar mais de metade das medidas e reformas com que se comprometeram com Bruxelas.
Mais lidas