Primeiro-ministro da Islândia anuncia fim do governo de coligação
O primeiro-ministro da Islândia, Geir Haarde, anunciou a renúncia imediata do Governo depois das conversações com o partido de coligação terem falhado. A renúncia surge no âmbito da crise económica.
O primeiro-ministro da Islândia, Geir Haarde, anunciou a renúncia imediata do Governo depois das conversações com o partido de coligação terem falhado. A renúncia surge no âmbito da crise económica.
O sistema financeiro da Islândia entrou em colapso em Outubro devido ao peso da dívida, que disparou nos últimos anos.
O líder do governo anunciou assim a queda do executivo, numa altura em que se prevê que o produto interno bruto (PIB) encolha 9,6% este ano.
O governo era constituído pela coligação entre o partido de Geir Haarde, o Independente, e o partido do ministro dos Negócios Estrangeiros, Ingibjorg Gisladottir, a Aliança Social-Democrata.
“Lamento verdadeiramente que não consigamos continuar com esta coligação. Acredito que teria sido o melhor resultado”, afirmou Geir Haarde hoje, citado pela BBC.
O primeiro-ministro adiantou ainda que vai falar com o presidente da Islândia para que o parlamento seja dissolvido formalmente.
Na semana passada, Geir Haarde convocou eleições para o dia 9 de Maio e adiantou na altura que não se iria recandidatar alegando questões de saúde.
Mais lidas